As lives do PJB estão de volta!

A primeira série apoiou os jovens que desejavam se inscrever para a edição 2020. Agora vamos conversar sobre os resultados da pré-seleção, passar informações sobre as próximas etapas e também conhecer os ex-participantes que tiveram projetos apadrinhados + deputados que adotaram essas ideias.
06/08/2020 09h35

A partir da próxima sexta-feira, 14 de agosto, o Parlamento Jovem Brasileiro inicia mais uma rodada de lives no Instagram.

A primeira série apoiou os jovens que desejavam se inscrever para a edição 2020. Agora vamos conversar sobre os resultados da pré-seleção, passar informações sobre as próximas etapas e também conhecer os ex-participantes que tiveram projetos apadrinhados + deputados que adotaram essas ideias.

Para Maíra Brito, coordenadora do PJB, essas trocas no Instagram ganham um novo significado. “Começamos numa experimentação, para manter os jovens interessados no PJB. E percebemos que essa é uma ferramenta muito bacana de Educomunicação. Decidimos continuar experimentando! Vamos manter canal aberto com os estudantes e também conversar com um público mais amplo, para apresentar jovens que já passaram por aqui, para saber como estão encarando a política no cotidiano”, explica

Quatro deputados federais da Legislatura atual são padrinhos de ideias sugeridas por participantes das edições anteriores. A equipe do PJB já está produzindo encontros para reunir esses parlamentares e os jovens que apresentaram as propostas. O objetivo é falar do processo legislativo a partir das experiência proporcionadas pelo programa.

Conheça os deputados padrinhos, os ex-participantes e os respectivos projetos em tramitação na Câmara dos Deputados:

Padrinho: Dep. federal Efraim Flho – DEM/PB
Autora: Cinthya Pâmella Casado Paulo (PJB 2015, PB)
PEC 196/2016 - Dá nova redação ao inciso XVIII do art. 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a licença-maternidade. - Estabelece que tanto a mãe biológica quanto a mãe adotiva de múltiplos têm direito de ampliar em 30 (trinta) dias a licença maternidade para cada filho nascido vivo ou adotado além do primeiro. A PEC 196/2016 foi apensada à PEC 494/2006. Aguarda criação de Comissão Temporária pela MESA

 

Padrinho: Dep. federal Pedro Cunha Lima – PSDB/PB 
Autor: Patrick Teixeira Dorneles Pires (PJB 2015, PB)
PL 3302/2015 - Dispõe sobre a aplicação mínima de recursos para a pesquisa e o desenvolvimento de diagnósticos, medicamentos e outros produtos para a saúde destinados ao tratamento de doenças raras, e destina parcela dos recursos recuperados em ações de ressarcimento ao erário da União às ações de atenção integral às pessoas com doenças raras no Sistema Único de Saúde. O PL 3302/2015 aguarda designação de relator na CSSF

 

Padrinho: Dep. federal Rubens Otoni – PT/GO 
Autor: Pedro Cenci Dal Castel (PJB 2015, RS)
PL 1123/2019 - Acrescenta dispositivos à Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, para conceder estímulos aos proprietários rurais que desenvolvam a agricultura orgânica e outras atividades de preservação ambiental. O PL 1123/2019 aguarda designação de relator na CCJC

 

Padrinho: Dep. federal Vander Loubet – PT/MS
Autor: Natállia Braga (PJB 2018, MS)
PL 645/2019 - Concede benefícios tributários a empresas que contratem trabalhadoras que sejam mães de crianças de até 14 anos de idade.
O PL 645/2019 está aguardando parecer do Relator na CDEICS

 

Numa live especial, teremos a presença de uma participante da primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, de 2004! E também o padrinho que mais adotou projetos: o ex-deputado federal Lobbe Neto.

Padrinho: ex-Deputado federal Lobbe Neto
Martha Ramires Souza (PJB 2004, MG) 
PL 1186/2015 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de exames oftalmológico e auditivo nas escolas de ensino fundamental da rede pública.
TRAMITAÇÃO: Pronto para a pauta no PLENÁRIO

Programe-se para não perder nenhuma live. Siga o nosso perfil no instagram: @parlamentojovembrasileiro e ative as notificações como lembrete!

Nos vemos lá!