Saiba como atuam os partidos no PJB

Assim como no trabalho parlamentar real, aqui no Parlamento Jovem Brasileiro os estudantes também simulam a representação partidária. Livremente eles definem as bandeiras que querem representar e com quem querem trabalhar conjuntamente. Assim têm a oportunidade de trocar de ideias com pessoas que acreditam em perspectivas semelhantes às suas, no que diz respeito às possíveis formas de organização social.
28/04/2021 15h55

Na edição 2020 o PJB vivenciou a formação de quatro partidos: União Brasileira Pela Justiça Social (UNIJUS), Partido Social Sustentável (PSS), Partido Democrata Conservador (PDC), Partido Da Liberdade Democrática (PLD). Cada jovem deputado escolheu sua legenda. Alguns candidataram-se a liderança ou vice-liderança dos partidos, assumindo assim a tarefa de encaminhar as votações nas comissões, por exemplo. Ou pedir vistas ou apresentar emendas a determinados projetos considerados importantes para o grupo.

Todos os projetos do PJB já passaram pelos trâmites das comissões. Nesta reta final, os partidos reúnem-se para avaliar como suas propostas foram recebidas e também para escolher dois dos projetos apresentados pela legenda que gostariam de levar à Plenária Final do PJB.

Apoio da equipe técnica da Câmara dos Deputados: nessas reuniões, cada partido é assessorado por um analista legislativo que trabalha em uma Comissão ou Liderança Partidária. Assim os jovens não somente recebem orientações sobre votações, mas também aprendem sobre a dinâmica cotidiana no Congresso, escutam histórias sobre aprovações delicadas, aproximam-se um pouco mais da vivência parlamentar.

PJB 2020 em partidos: composto por 31 deputados jovens, em sua maioria mulheres, a União Brasileira Pela Justiça Social (UNIJUS) é a maior legenda da edição e por isso presidiu duas comissões: a Comissão de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo (CCCET), bem como a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). O partido teve 28 projetos aprovados – sete deles com alterações na versão original – e apenas duas matérias rejeitadas. Por ter o mérito de reunir boa parte dos estudantes do PJB 2020, a UNIJUS teve ainda a oportunidade de integrar a Mesa Diretora, elegendo a Dep. Ana Luiza Luz dos Santos (MA) como presidente e o Dep. André Távora (CE) como segundo-secretário.
O Partido Social Sustentável (PSS) reúne a segunda maior bancada do PJB 2020, contando com 24 parlamentares e também teve a oportunidade de presidir duas comissões: a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente (CAMA) e a Comissão de Educação (CE). Dos 23 projetos apresentados pelos integrantes do partido, 15 sofreram alterações indicadas pelos relatores e apenas uma proposta foi rejeitada. As deputadas jovens Lídia Nataly (MG) e Madeleine Moreira (RJ) ocuparam, respectivamente, os cargos de vice-presidente e primeira-secretária da Mesa Diretora.

Formado por 13 deputados jovens, o Partido Democrata Conservador (PDC) exibiu coesão temática no que se refere à Educação, pois oito das proposições apresentadas pelo partido versam sobre o tema. Outros temas foram abordados, como: proteção à mulher, proteção aos animais e incentivo a doação de sangue. Das 13 propostas apresentadas nas Comissões, três foram rejeitadas. O Dep. Lucas Gondim (PI) representou o partido à frente da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor (CEEDC).

Diferente dos demais grupos, o Partido Da Liberdade Democrática (PLD), formou-se com maioria de integrantes homens: 60%. A Comissão de Saúde e Segurança Pública (CSSP) foi presidida por um de seus membros: o Dep. Henrique Soares (RS). Boa parte das propostas apresentadas pelos integrantes da legenda buscou soluções para despertar o interesse dos estudantes pelo mundo da educação, visando a diminuição da evasão.

Acesse aqui e saiba mais detalhes dos partidos

Reveja aqui todas as reuniões das comissões