Oficina de educação midiática para educadores e participantes do Câmara Mirim e do Parlamento Jovem Brasileiro

No dia 18 de março, estudantes e coordenadores estaduais do PJB 2020 participaram de uma oficina incrível com o EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta: foram duas horas de muita informação sobre educação midiática, a partir do divertido universo dos memes.
26/03/2021 18h27

Os memes são uma forma de linguagem que atrai a atenção em todo o mundo, mas encontraram no Brasil seu habitat perfeito. Com seu poder de síntese, resumem uma situação complexa em imagens e textos curtos, geralmente com uma boa pitada de sátira. Por isso, viralizam rapidamente. Mostram-se, assim, um importante eixo para o debate sobre o papel que temos desempenhado dentro do mundo midiático, realidade ainda mais intensificada com o isolamento social exigido pela pandemia de Covid-19.

Daniela Machado, coordenadora do Educamídia, programa criado para capacitar professores e organizações de ensino, e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, falou sobre a necessidade e urgência de preparar crianças e jovens para uma relação rica e fortalecedora com as mídias. A proposta é expandir o conceito de alfabetização, em face da quantidade de informações disponíveis e dos novos formatos que se desenvolvem atualmente.

Há excesso de conteúdo a ser assimilado, nem sempre com dados verdadeiros e de qualidade, gerando sérias consequências quando compartilhados. Em meio à chamada poluição informacional e à crise da desinformação, Daniela salientou a importância de analisarmos mais criticamente o conteúdo do material que recebemos.

Para a discussão que se seguiu, alguns memes foram apresentados, e logo surgiu o debate para os pontos positivos, como a criatividade, síntese e agilidade, e também os negativos, como a perda de controle e o risco de desinformar. “Ler o mundo de uma forma mais reflexiva e responsável, tem a ver com nossa liberdade de expressão”, concluiu Daniela.

Os estudantes, claro, estavam antenados aos assuntos que circulavam. Um dos participantes chegou a montar um jogo matemático a partir da temática dos memes. Os professores marcaram forte presença na oficina, trazendo situações que acontecem em sala de aula e questionamentos de como despertar o interesse nos estudantes para essa conscientização. Os profissionais destacam que é necessário enxergar o aluno como alguém que pode contribuir muito. Ao final, houve até criação de memes na hora!
 
Parceria entre Instituto Palavra Aberta e Câmara dos Deputados
Em setembro de 2020, a Câmara assinou o Acordo de Cooperação Técnica 109 com o Instituto Palavra Aberta. O objetivo da parceria é reunir dois pilares da educação: a midiática e a democrática. Entre os projetos conjuntos, estão o “Questione-se” (pílulas de informação no TikTok) e cursos de formação.