O café na história do Brasil

Devido a sua importância, no dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café. O grão, originário da Etiópia, chegou ao Brasil em 1727 e é considerado até hoje um dos maiores símbolos do país.
24/05/2021 18h25

Em qualquer lugar do Brasil, vamos sempre encontrar um cafézinho pronto para beber. Pode ser na recepção de um consultório, naquela loja do shopping, na casa da avó ou da tia ou até mesmo em uma reunião de negócios super importante! A verdade é que o café é muito mais que um simples produto comercial, já se tornou um hábito cultural brasileiro e - independente se você o consome ou não -, ele está sempre presente no cotidiano de todo mundo.

Esse pequeno grão revela muitos detalhes da história do nosso país. Sua origem vem do continente africano, mas especificamente da região de Cafa - daí o nome! - na Etiópia. Mas sua chegada em terras brasileiras ocorreu no período colonial, no ano de 1727. A economia nacional, que sempre se destacou por sua vocação agrícola, incorporou rapidamente o novo grão. Assim, o café ocupou um importante espaço comercial no Brasil. Nosso país é, inclusive, o maior produtor de café em escala mundial. Segundo a Embrapa, apenas em 2020, atingimos a marca de 61,62 milhões de sacas de 60kg produzidas.

Foi justamente nas lavouras cafeeiras que diversas famílias brasileiras conseguiram conquistar sua renda, sobretudo no início do século XX, quando muitos imigrantes fizeram dessas plantações uma oportunidade de vida nova em nosso país. E por mais paradoxal que seja, a produção de café também contribuiu para a modernização industrial brasileira - ao menos no campo agrícola - pois a partir do aumento da demanda, principalmente de exportação, foi necessário desenvolver um processo de cultivo mais vantajoso e com menos desperdício, para que assim se garantisse a fabricação em massa do produto para as vendas internacionais.

O café tornou-se um grão tão importante para o Brasil que ainda hoje ele estampa importantes emblemas nacionais, como o Brasão de Armas do Brasil (1), também conhecido como Brasão da República, símbolo um símbolo nacional pela Constituição Federal. Quem olhar mais atentamente perceberá logo atrás do escudo estrelado, ramos de café juntamente com ramos de fumo florido.

O estado de Minas Gerais, que atualmente é o maior estado produtor de café, também possui ramos semelhantes na imagem de seu brasão (2).

Imagem 1 -  Brasão de Armas do Brasil       

Imagem 2 -  Brasão de estado de Minas Gerias

 

Falamos sobre a importância cultural e comercial do café, mas com sua representação nesses símbolos nacionais, podemos perceber outro eixo bastante importante: o da política! A tradição cafeeira esteve ligada no início do período republicano, na chamada “República Velha”, com uma influência direta no Estado. Ficou conhecido como “política do café com leite” a alternância de poder entre Minas Gerais e São Paulo, dois grandes estados com grande articulação política à época. Evidentemente, essas relações não eram justas e foram cessadas apenas com a tomada do poder por Getúlio Vargas. Contudo, somente a Constituição de 1988 instaurou-se um regime político mais democrático.