Cancelada a edição 2021 do Parlamento Jovem Brasileiro, devido à pandemia de Covid-19

É com grande tristeza que anunciamos que não ofereceremos a edição 2021 do programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB, em decorrência das incertezas provocadas pela pandemia de Coronavírus.
23/03/2021 08h55

Desde 2004, o programa tem proporcionado uma semana de vivência presencial para estudantes do Ensino Médio que, a convite da Câmara dos Deputados, simulam as atividades parlamentares nas comissões temáticas e no plenário principal da Casa.

Em 2020, a ideia inicial foi realizar uma edição híbrida, com atividades remotas para as reuniões de comissão, e presenciais, na sessão plenária, todas adiadas para 2021. Investimos nas plataformas de educação a distância (ELEVE) e de participação cidadã (E-Democracia). No ambiente PJB Participe, foram publicadas informações de todos deputados jovens selecionados, bem como os projetos de lei que apresentaram. Por ela, pela primeira vez, as deliberações do PJB estão abertas à participação de toda a sociedade, no Wikilegis, no fórum e nas audiências interativas.

Em virtude do agravamento da situação da pandemia de Covid-19, inclusive dentro do próprio Congresso Nacional, as atividades presenciais na Casa foram restritas, e a edição de 2020 sofreu mudanças no formato e no calendário (confira aqui). Todas as atividades passaram a ser remotas, inclusive a plenária final, repensadas de modo a continuar proporcionando o aprendizado de Educação para Democracia proposto pelo programa.

Acreditamos que o interesse na participação cidadã e a responsabilidade política nos une, apesar de estarmos trabalhando a distância. Contudo, ainda que a tecnologia permita agregar pessoas de todo o território brasileiro, observamos uma série de desafios, a exemplo das diferenças em relação às aulas, suspensas em certas localidades e adotadas no sistema remoto ou híbrido em outras; das amplas desigualdades no acesso à internet e aos dispositivos, evidenciando a exclusão digital que inviabiliza a participação de parcela dos jovens; e da falta de previsão de um calendário de vacinação que contemple a faixa etária dos convidados (entre 16 e 22 anos) em todas UFs. Diante desses cenários, bem como da necessidade de avaliar as atividades de 2020 e replanejar o programa, a equipe responsável pela organização do PJB optou pelo cancelamento da edição 2021.