78 projetos votados pelas comissões

Quando decidem sugerir uma nova lei ou mesmo propor mudanças em alguma legislação já existente, os deputados devem apresentar suas propostas às comissões temáticas da Câmara. Assim, os demais parlamentares podem também apresentar suas reflexões sobre o tema, contribuir com alterações e, claro, votar pela aprovação ou rejeição daquela iniciativa.
28/04/2021 16h05

Processo semelhante acontece no PJB, mas com uma tramitação simplificada em que cada projeto passa por somente uma comissão, cabendo a um só relator analisar aspectos do mérito, da constitucionalidade e da adequação financeira. Tarefa árdua e desafiadora que os estudantes cumpriram muito bem. 🤓

Como os deputados jovens podem apresentar propostas sobre temas diversos, a coordenação do PJB procura reuni-las por aproximação temática em um dos seis grupos de trabalho. Em 2020 foram a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente; a Comissão de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo; a Comissão de Direitos Humanos e Minorias; a Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; a Comissão de Educação e por fim, a Comissão de Saúde e Segurança Pública.

A realização dessa etapa foi totalmente virtual, com 11 reuniões ao longo de três semanas. Do total de projetos discutidos, 31 foram aprovados integralmente, conforme o texto originalmente apresentado. Outros 39 foram aprovados com modificações sugeridas pelos relatores e/ou pelos integrantes da comissão onde o projeto foi analisado. Sete projetos acabaram rejeitados.

Quem teve a chance de acompanhar as reuniões pelo YouTube da Câmara dos Deputados pode perceber a capacidade analítica diferenciada dos jovens. Mesmo com divergências, os trabalhos aconteceram de forma amigável e respeitosa. Ainda esta semana, acontece a reunião do Colégio de Líderes, em que os partidos criados durante a simulação vão defender suas pautas e alinhar junto à Mesa Diretora quais os projetos serão discutidos na aguardada Plenária Final, próximo dia 30 de abril.

Para saber mais sobre a finalização da edição 2020, não fique de fora das próximas etapas!

Acesse aqui a lista de comissões da edição 2020

Reveja aqui todas as reuniões das comissões