Notícias para Você

  • Está no ar novo portal EVC
    A plataforma oferece diferentes recursos de aprendizagem para quem quer entender, educar e atuar para a democracia
  • O café na história do Brasil
    Devido a sua importância, no dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café. O grão, originário da Etiópia, chegou ao Brasil em 1727 e é considerado até hoje um dos maiores símbolos do país.
  • Resumão plenária final PJB 2020
    A última reunião do PJB 2020 terminou com dois projetos aprovados e discussões acirradas. Na pauta do dia, foi discutido, respectivamente, o projeto de lei 663/2020, da Dep. Ana Luiza Luz (MA), e a PEC 1012/2020, da Dep. Cristine Rodrigues (RJ).
  • Plenária Final PJB 2020 - conheça as propostas escolhidas
    Quer saber quais propostas foram escolhidas pelo Colégio de Líderes para a Plénária Final?
  • 78 projetos votados pelas comissões
    Quando decidem sugerir uma nova lei ou mesmo propor mudanças em alguma legislação já existente, os deputados devem apresentar suas propostas às comissões temáticas da Câmara. Assim, os demais parlamentares podem também apresentar suas reflexões sobre o tema, contribuir com alterações e, claro, votar pela aprovação ou rejeição daquela iniciativa.
  • Colégio de líderes: o que ele faz?
    Assim como na Câmara dos Deputados, também no Parlamento Jovem Brasileiro os partidos negociam com a presidência (da simulação) que projetos devem ir à votação em plenário. Para isso reúnem-se no que se convencionou chamar «Colégio de Líderes».
  • Saiba como atuam os partidos no PJB
    Assim como no trabalho parlamentar real, aqui no Parlamento Jovem Brasileiro os estudantes também simulam a representação partidária. Livremente eles definem as bandeiras que querem representar e com quem querem trabalhar conjuntamente. Assim têm a oportunidade de trocar de ideias com pessoas que acreditam em perspectivas semelhantes às suas, no que diz respeito às possíveis formas de organização social.
  • Povos indígenas do Brasil
    A história dos povos indígenas do Brasil carece de uma abordagem atualizada, ampla e reflexiva. Estima-se que no início do século XVI havia em terras brasileiras cerca de 1.400 povos indígenas, num total aproximado que poderia chegar até a oito milhões de pessoas. Assim, ao rememorar a chegada de Pedro Álvares Cabral ao litoral baiano, estamos de fato relembrando o momento em que o processo colonial português iniciou a exploração desses povos originários, bem como a invasão e posse de suas terras.
  • Oficina de educação midiática para educadores e participantes do Câmara Mirim e do Parlamento Jovem Brasileiro
    No dia 18 de março, estudantes e coordenadores estaduais do PJB 2020 participaram de uma oficina incrível com o EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta: foram duas horas de muita informação sobre educação midiática, a partir do divertido universo dos memes.
  • Deputados Jovens fazem visita virtual à Câmara dos Deputados
    Tour apresenta espaços e histórias do Palácio do Congresso Nacional
  • Participação e engajamento no DNA dos participantes do PJB
    Além dos conhecimentos compartilhados e do exercício prático da democracia, o programa desperta vocações para a política.
  • Jovens definem temas para as Audiências Públicas interativas de 2021
    Por meio de votação, os participantes escolheram três dentre os nove temas mais frequentes nos projetos apresentados para o PJB 2020.
  • PJBs dão visibilidade à população de rua
    Pensando nas dificuldades e no aumento de pessoas em situação de rua no Brasil, parlamentares jovens trazem soluções em defesa desse público
  • PJB na história - O voto feminino no Brasil
    O dia 24 de fevereiro é marcado por uma conquista histórica para as mulheres - a de exercer o papel de cidadã por meio do voto. Confira os detalhes da luta e entraves para o sufrágio feminino.
  • Conquistas que nos inspiram: deputados Jovens vão para Harvard!
    Estudantes selecionados no PJB 2020 conquistam bolsas de estudo da mais tradicional universidade dos EUA