Bancada Feminina é novidade no PJB 2019

 O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que proporciona a vivência parlamentar para jovens do ensino médio. Em sua 16ª edição, o programa contou com 1943 inscritos de todo Brasil. Este foi segundo maior número que o PJB já teve desde a sua criação, em 2004, perdendo apenas para 2014. São Paulo e Maranhão foram os estados com maior quantidade de inscrições.

Os 78 selecionados da edição, acontecida entre 23 a 27 de setembro/2019, tiveram a chance de seguir rotina praticamente igual à dos parlamentares: formaram chapas, elegeram a mesa diretora, elaboraram pautas, dividiram-se em comissões e atuaram nas sessões deliberativas. E, pela primeira no programa, as jovens estudantes simularam também os trabalhos de uma Bancada Feminina.

Na plenária final da edição, dois projetos foram discutidos e votados. O primeiro foi o PL 52/2019, que dispõe sobre a inclusão do atendimento em Libras (Libras Brasileira de sinais) às pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos hospitais públicos do Brasil, de autoria do deputado jovem João Victor Ventura Cavalcante (AM) – ele mesmo um jovem surdo.

Já o segundo, o projeto 1605/2019, dispõe sobre a criação de mecanismos complementares ao processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos de graduação do ensino superior em instituições públicas e privadas, de autoria da deputada jovem Maria Eduarda Martins (RJ). Ambos foram aprovados. O projeto do estudante João Victor foi, inclusive, aprovado por unanimidade.

 

“Foram 78 jovens de todos os cantos do Brasil, jovens esses que deram o
seu máximo para defender os seus Projetos e representar seus estados.
Em Brasília, pude aprender com todos o verdadeiro significado de
Democracia e Respeito! Fico muito Feliz de ter vivido com intensidade a
cada momento”, relatou o deputado jovem Iranilson Miranda (PA).

 

 

Mesa Diretora - Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Presidência: Maria Antonia Carvalho – Colégio Militar de Salvador (BA).
Vice-presidência: Flávia da Silva Iespa – Colégio Militar do Rio de Janeiro (RJ).
Primeira Secretaria: Igor dos Anjos da Silva Santos – Colégio Estadual Ouro Negro (BA).
Segunda Secretaria: Rackel Silva Resende – Centro de Ensino Polivalente Professora Antusa (GO).

 

Conheça todos os participantes e projetos apresentados no Parlamento Jovem Brasileiro 2019 

Ações do documento