PJB 2013 usa Facebook para agregar participantes

banner eletrônico institucional pjb 2013

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa que busca contribuir para que jovens entendam sobre a organização da democracia representativa, a importância da participação e do controle social.

Nesta edição, foram mais de mil e seiscentos projetos apresentados para o programa. 

Neste ano, o programa aconteceu entre os dias 23 a 27 de setembro. A abertura da edição contou com a participação do Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ). que ofereceu aos participante uma aula inaugural sobre história recente do Brasil e o papel da Constituição no processo de redemocratização do País. Chico Alencar é professor de História e mestre em Educação.

O deputado jovem Fellipe dos Reis (PR) apresentou um texto sobre reciclagem de resíduos da construção civil. "A gente fez uma pesquisa e descobriu que não há uma lei que determine o que deve ser feito com os entulhos desse segmento, que representam entre 41% e 60% dos resíduos sólidos das cidades. Hoje, não há a destinação correta", disse.

A jovem parlamentar Ana Maria Paula Bueno (PR) destacou que a experiência propicia uma nova visão sobre os políticos.

"Para vermos realmente como é o funcionamento da Câmara, como faz para um projeto de lei ser aprovado e se tornar uma lei. E assim, poderemos passar esse conhecimento adiante, porque a gente tem uma percepção errada, talvez pelo que a televisão passa", afirmou.

 

Cinco projetos de lei, com destaque para as áreas de educação e inclusão social, foram votados no último dia, durante a sessão final no Plenário Ulysses Guimarães. O presidente do Parlamento Jovem deste ano, William Ferreira (SP), elogiou a discussão sobre os projetos.

“Foi uma sessão maravilhosa, com um debate ético. Todos puderam dar sua opinião e o saldo é positivo”, disse.

 Todos os projetos foram aprovados e enviados à Comissão de Legislação Participativa da Câmara. Dessa forma, eles podem se transformar em propostas formais. Outra maneira de os textos passarem a tramitar de verdade na Casa é se forem encampados individualmente por algum deputado.

foto pjb 2013 - 4 foto pjb 2013 - 6
foto pjb 2013 - 3 foto pjb 2013 - 2

 

Uma das propostas analisadas em plenário causou polêmica e quase não foi aprovada. O projeto da deputada jovem Lorena Souza (AM), obriga escolas a oferecerem material didático específico e acompanhamento escolar com profissionais especializados para pessoas com necessidades especiais. O texto teve 33 votos contrários, mas acabou aprovado com o “sim” de 45 jovens.

Para Lorena, a dificuldade na votação ocorreu porque alguns jovens deputados focaram muito na questão orçamentária e não no benefício social da proposta.

“Muitas pessoas queiram saber quanto vai custar a medida, mas não pensaram na inclusão das pessoas na sociedade”, sustentou.

Por sua vez, a proposta da jovem deputada Eloá Topan (SP) foi aprovada por unanimidade. Eloá, que é surda, propôs a obrigatoriedade do ensino de a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo das escolas de níveis fundamental e médio. Ela disse, emocionada, que a apresentação do projeto foi a realização de um sonho.

Foi em 2013 que o Parlamento Jovem Brasileiro lançou sua fanpage no Facebook, como forma de ampliar a divulgação das inscrições e favorecer a troca entre os jovens interessados em dialogar sobre Educação para Democracia. 

Desde 2004 - ano da primeira edição do programa - quase 700 jovens já vieram a Brasília participar da semana vivencial, quando os selecionados têm a oportunidade de vivenciar o processo político-democrático, em uma jornada de cinco dias na Câmara dos Deputados, na qual atuam como Deputados Jovens. 

foto pjb 2013 - 5

 

Conheça:

Relação de participantes PJB 2013 

Relação de projetos PJB 2013

 

Mesa Diretora – Parlamento Jovem 2013

Presidência: Willian Ferreira da Silva - Colégio Claretiano Rio Claro (SP)

Vice-Presidência: Gustavo Henrique Medrado - Escola Estadual do Parque São Jorge (MG)

Primeira Secretaria: Raísa Macedo Alves - Colégio e Curso Divino Espírito Santo (PB)

Segunda Secretaria: Giulia Alves Fardim - Colégio dos Jesuítas (MG)

 

Plenária Final PJB 2013

Projeto de Lei  Nº 21 de 2013, Eloá Fernanda Stafani Topan - SP

“Determina a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – no currículo nacional das escolas de nível fundamental e médio”; tendo parecer da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo pela constitucionalidade e juridicidade, pela adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emenda (Relator: Dep. Jovem LUÍS HENRIQUE SILVA - BA)

Projeto de Lei Nº 01 de 2013, Lorena Souza - AP

“Institui a obrigatoriedade do uso de materiais e métodos específicos e flexibilizados nas aulas destinadas aos alunos portadores de necessidades especiais”; tendo parecer da Comissão de Saúde e Segurança Pública pela constitucionalidade e juridicidade, pela adequação orçamentária e financeira e, no mérito, pela aprovação. (Relator: Dep. Jovem LEONARDO MATUZINHO - SP)

Projeto de Lei Nº 15/2013, Paulo Henrique Soares de Lacerda - SP

“Dispõe sobre a determinação de instalação de usinas incineradoras de lixo com fins energéticos, nas áreas que especifica, como complemento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos”; tendo parecer da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente pela constitucionalidade e juridicidade, pela adequação orçamentária e financeira e, no mérito, pela aprovação. (Relator: Dep. Jovem JOÃO PEDRO COELHO DE SOUSA OLIVIERA - MA)

Projeto de Lei Nº 13/2013, Taila Nunes - RS

“Determina aos hipermercados, supermercados e mercados a adequar a organização dos seus estabelecimentos aos deficientes visuais”; tendo parecer da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor pela constitucionalidade e juridicidade, pela adequação orçamentária e financeira e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo. (Relator: Dep. Jovem GUSTAVO HENRIQUE DE SOUZA MEDRADO - MG)

Projeto de Lei Nº 10 de 2013, Rayza de Oliveira Melo - RJ

“Torna obrigatória a destinação de 10% do Produto Interno Bruno – PIB Nacional à educação; tendo parecer da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor pela constitucionalidade e juridicidade, pela adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emendas (Relatora: Dep. Jovem NATHÁLIA LEITE DE OLIVIERA - PB)

 

Comissão Executiva PJB 2013

(formada por deputados federais nomeados pela presidência da Câmara dos Deputados)

Erika Kokay (PT/DF)

Hugo Motta (PMDB/PB)

Jean Wyllys (PSOL/RJ)

Luiz Fernando Machado (PSDB/SP)

Mara Gabrilli (PSDB/SP)

Miguel Corrêa (PT/MG)

Newton Lima (PT/SP)

Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO)

Wilson Filho (PMDB/PB)

 

logo 10 anos branco pjb 2013