Participantes do PJB 2012 demonstram interesse pela carreira política

banner eletrônico 724x142 pjb 2012

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. Em sua 9ª edição, o programa reuniu, entre os dias 24 a 28 de setembro, 78 estudantes de todo o país que puderam simular a rotina dos trabalhos legislativos. Eles foram os finalizadas da seleção nacional que recebeu 1.149 inscrições, cada uma delas com uma sugestão de projeto de lei. 

A presidente do PJB 2011, Phirtia Rodrigues da Silva (RN), participou da sessão solene de abertura e fez palestra para relatar sua experiência. Ela já finalizou o ensino médio e optou por cursar Direito no ensino superior e afirma ter interesse em seguir a carreira política.

Além de despertar esse sentimento, o Parlamento Jovem Brasileiro esclarece como funciona o poder legislativo e contribui para mudar percepção de participantes sobre a política.

“Chegamos aqui sem saber exatamente o que iríamos fazer e, hoje, saímos com uma visão mais clara da política, da democracia e do mundo”, relata o estudante Jonatan Gabriel Ramos Costa (BA), eleito presidente do PJB 2012.

O então presidente da Câmara, Dep. Marco Maia (PT/RS), fez a abertura da edição, parabenizando a qualidade dos projetos de lei apresentados pelos participantes. E aproveitou para destacar que, durante a jornada parlamentar, os jovens deputados jovens devem aproveitar a oportunidade para refletir sobre a importância da prática parlamentar. segundo o presidente, a autoria das leis é só um pequeno passo, pois o importante é a contribuição conjunta que os parlamentares devem fazer para o avanço do Brasil.

“Os trabalhos legislativos fortalecem a democracia e engrandecem o Brasil, disse. 

foto pjb 2012 - 8 foto pjb 2012 - 3

 

Cinco projetos foram escolhidos para sessão final no Plenário Ulysses Guimarães, no último dia da semana de simulação parlamentar. 

Após ver aprovado o projeto de lei de sua autoria que responsabiliza o Poder Público pela produção de material didático em braile para alunos do ensino fundamental e médio, a deficiente visual e deputada jovem Girlaine de Oliveira (PE), comemorou emocionada, o que chamou de uma conquista em termos de acessibilidade.

“Lembro-me da dificuldade que eu própria tive quando quis ler um livro de Machado de Assis e não o encontrei em braile”, disse.

Segundo Girlaine, a participação no evento que simula o trabalho de deputados federais foi fundamental para mudar a percepção que ela tinha do Parlamento.

“Percebi que a imprensa mostra mais o lado negativo da coisa, não revela o trabalho e o quanto eles [deputados] têm que se dedicar e o quanto é corrida a sua rotina”, completou Girlaine, que não descarta a possibilidade de, no futuro, tornar-se deputada para poder lutar, na prática, por mais inclusão social no País.

Autora da proposta que prioriza a capacitação de profissionais de saúde para reduzir o tempo de espera por atendimento emergencial em postos e hospitais, a jovem parlamentar Julie Belo da Silva (RJ), disse que a atuação como deputada serviu para que ela compreendesse melhor sobre a representatividade.

“Muitas vezes, a gente se pergunta por que determinado texto não foi aprovado e não buscamos saber se existem alternativas que vão favorecer um número maior de pessoas”, comentou Julie.

Desde sua primeira edição, em 2004, 613 estudantes do ensino médio de todo o Brasil já tiveram a oportunidade de vir a Brasília, participar da simulação de uma jornada parlamentar.

foto pjb 2012 - 4

 

Conheça:

Relação de participantes PJB 2012 

Relação de projetos PJB 2012 

 

Mesa Diretora - Parlamento Jovem Brasileiro 2012:

Presidência: Jônatan Gabriel Ramos Costa - Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão (BA)

Vice-presidência: Ivonete Carvalho da Silva - Escola Nossa Senhora da Paz (PI)

Primeira Secretaria: Tayná Macedo - Colégio e Curso Divino Espírito Santo (PB)

Segunda Secretaria: Gilberto Barreto - Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco (BA)

 

Plenária Final PJB 2012

Projeto de Lei Nº 50 de 2012, Girlane Oliveira - PE

“Dispõe sobre o incentivo à produção de material em Braile destinado a alunos(as) cegos(as) e/ou com baixa visão”, tendo parecer da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor pela constitucionalidade e juridicidade, adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emenda (Relatora: Dep. Jovem NADINE EIDELWEIN - RS)

Projeto de Lei Nº 63 de 2012, Lucas Bernadino - MT

“Dispõe sobre educação para pessoas com deficiência”, tendo parecer da Comissão de Saúde e Segurança Pública, pela constitucionalidade e juridicidade, adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emenda (Relator: Dep. Jovem LUCAS LIMA - PE)

Projeto de Lei Nº 68 de 2012, Julie SIlva - RJ

“Dispõe sobre a regulamentação do tempo máximo de espera para atendimento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, tendo parecer da Comissão de Saúde e Segurança Pública, pela constitucionalidade e juridicidade, adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emenda (Relatora: Dep. Jovem TAISE PEREIRA-BA)

Projeto Complementar Nº 01/2012, Mateus Moreira -SP

“Confere nova redação às condicionalidades do Programa Bolsa Família na área de educação”, tendo parecer da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo pela constitucionalidade e juridicidade, adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, nos termos do parecer da relatora. (Relatora: Dep. Jovem RAYELE MARINHO – AP)

Projeto de Lei Nº 01 de2012, Rodolfo Barros - AL

“Dispõe sobre a realização de programas de conscientização à população em geral para a separação dos resíduos sólidos e o reconhecimento da atuação dos catadores de materiais recicláveis como agentes nas transformações sociais e ambientais”, tendo parecer da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente pela constitucionalidade e juridicidade, adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação, com emenda (Relatora: Dep. Jovem BEATRIZ MORAES - SP)

 

Comissão Executiva PJB 2012

(formada por deputados federais nomeados pela presidência da Câmara dos Deputados)

Jean Wyllys (PSOL/RJ)

Luiz Fernando Machado (PSDB/SP)

Mara Gabrilli (PSDB/SP)

Miguel Corrêa (PT/MG)

Newton Lima (PT/SP)

Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO)

Teresa Surita (PMDB/RR)


logo fundo transparente pjb 2012