PJB 2006 proporciona intercâmbio cultural e vivência parlamentar

logo2 pjb 2006 

A terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, realizada entre 06 e 10 de novembro, finalizou os trabalhos com dois projetos aprovados em Plenário. 

Os participantes do evento comemoraram os cinco dias de trabalho, pois consideram que o programa proporcionou a compreensão de como se dá a atividade parlamentar e principalmente, pela troca de experiências entre pessoas de diferentes regiões do País.

 "Trouxemos muitos projetos e problemas para debate e busca de soluções, e vamos sair daqui com uma experiência bem maior, levando a nossas cidades a realidade sobre a atuação dos deputados", afirmou o presidente da Mesa Diretora que coordenou os trabalhos do PJB 2006, Marcos Paulo Silveira Carvalho Abreu (MG)

No primeiro dia do evento, ao abrir a sessão solene de instalação do PJB, o então presidente da Câmara, Dep. Aldo Rebelo (PCdoB/SP), defendeu que é fundamental para a construção da experiência democrática brasileira integrar a juventude ao Poder Legislativo e à vida política e institucional do País. "O Brasil deve a sua juventude o esforço para a construção física, econômica, cultural e política de sua história", disse Aldo Rebelo.

Autor de um dos projetos aprovados em Plenário, Airton Gustavo Kielek (PR), disse ter sentido na pele "o quanto os parlamentares trabalham e o estresse que enfrentam"

Para o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), responsável pela iniciativa de criação do Parlamento Jovem em 2003, o nível dos participantes e a qualidade dos projetos vêm melhorando a cada ano. A seu ver, isso se deve ao aumento do número de estudantes interessados em participar.

Anderson Reginaldo de Maria (SC), que disputou a presidência da Mesa, e Janiele Marinho de Pontes (PE) também afirmaram ter saído do evento com uma impressão diferente da que tinham.

"Depois dessa semana, os 78 jovens que participaram do Parlamento não vão mais falar que os deputados não trabalham. Deu para perceber que eles trabalham muito porque não é simples aprovar uma proposta", assinalou Anderson.

Janiele disse que vai levar para a sua cidade a visão de que, "ao contrário da vida boa que se imagina", os deputados trabalham bastante.

Outro ponto destacado por participantes e coordenadores do evento foi o intercâmbio cultural proporcionado.

"Foi muito boa a oportunidade de ter vindo a Brasília e de ter conhecido pessoas de tantas culturas diferentes", avaliou Marcela Pereira de Sousa (CE)

Dois projetos foram aprovados, outros dois rejeitados e um deles foi retirado de pauta, em um episódio polêmico. O projeto que estabelecia a implantação de um quarto ano pré-vestibular opcional no ensino médio teve parecer favorável da Comissão de Educação, mas, na votação em plenário, um erro de digitação apontou que a comissão havia votado pela inconstitucionalidade da matéria.

O presidente do Parlamento Jovem, Marcos Paulo Silveira Carvalho Abreu, não aceitou que o erro fosse corrigido, valendo-se do regimento para dizer que parecer de comissão não pode ser alterado em plenário. Muitos deputados protestaram e, ao final da sessão, alguns pediram até o impeachment do presidente.

Marcos Abreu declarou que as disputas fazem parte do trabalho parlamentar e que o papel do presidente é manter a ordem dos trabalhos de maneira democrática. "Temos que manter a liberalidade da Mesa, mas também a autonomia e tentar manter o respeito à Mesa. Se começar a haver o desrespeito, com certeza a Casa fica uma bagunça e a condução dos trabalhos fica totalmente atrapalhada"

O estudante disse que pretende voltar à Câmara.

"Agora que conheço de perto a realidade dos parlamentares, com certeza me empenharei nisso, e o meu sonho é voltar aqui como deputado federal", ressaltou.

Conheça:

Relação de participantes PJB 2006 

 

Mesa Diretora - Parlamento Jovem Brasileiro 2006

Presidência: Marcos Paulo Silveira Carvalho Abreu (MG)

Vice-presidência: Wherdson Cantanhede Ramos (MA)

Primeira Secretaria: Jeferson Marcelo Ortiz (RS)

Segunda Secretaria: Bianca Szpunar Barbosa (SP)

 

Plenária Final PJB 2006

Projeto de Lei nº 124, de 2006, Airton Gustavo Kielek - PR

Discussão e votação, em turno único, do PL que dispõe sobre a reciclagem do lixo doméstico e industrial para uma melhor qualidade de vida. Tendo Parecer da Comissão de Saúde e Assistência Social, pela adequação financeira e orçamentária; pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo (Relatora: Deputada Jovem Paloma Ribeiro Silva).

Projeto de Lei nº 060, de 2006, Bianca Szpunar Barbosa - SP

Discussão e votação, em turno único, do PL que dispõe sobre a intervenção na ressocialização de menores internos. Tendo Parecer da Comissão de Segurança Pública, Transportes, Agricultura e Meio-Ambiente, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, com três emendas (Relatora: Deputada Jovem Aline Gonçalves Maia).

Projeto de Lei nº 129, de 2006, Thais Teodoro dos Santos - BA

Discussão e votação, em turno único, do Projeto de Lei nº 129/06, que dispõe sobre o incentivo ao desenvolvimento local sustentável em localidades com vocação turística. Tendo Parecer da Comissão de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, pela aprovação, com 4 emendas (Relatora do Vencedor: Deputada Jovem Elis Criste Sousa). Constitui Voto em Separado o Parecer proferido pela Deputada Regeane Bransin Quetes, pela aprovação, com 2 emendas.

 

Comissão Executiva PJB 2006

(formada por deputados federais nomeados pela presidência da Câmara dos Deputados)

Lobbe Neto (PSDB/SP)

Marinha Raupp (PMDB/RO)

Reginaldo Lopes (PT/MG)

Rogério Teófilo (PPS/AL)

 

cartaz pjb 2006