PJB 2005 tem presidência feminina

 

Entre 22 e 24 de novembro, a Câmara realizou a segunda edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Na sessão de instalação, foram diplomados os jovens que participam do programa e eleita a Mesa Diretora. 

Lívia Guimarães Carvalho (MG) foi eleita presidente do Parlamento Jovem. A presidente disse esperar que mais jovens participem de projetos de conscientização política. A jovem completou que o Brasil pode mudar se houver vontade da população.

"Se as pessoas desistirem de lutar contra a sujeira, não vai haver mais políticos honestos no Brasil", constatou.

Para a jovem deputada, o Brasil pode mudar se houver vontade da população. 

A experiência do Parlamento Jovem mostra aos estudantes como é a rotina e os desafios encontrados pelos deputados na prática legislativa. A estudante Maria Isaura Cintra Silva (GO) , por exemplo, viu na prática como pode ser difícil convencer os outros parlamentares a respeito das próprias ideias ao presidir a Comissão de Educação e Cultura do parlamento juvenil.

"O principal desses quatro dias foi aprender a viver como um deputado e passar por todas as dificuldades do processo legislativo", testemunhou Maria IsauraA jovem teve um projeto apresentado e rejeitado pela comissão.

David Ferreira Mojaravscki (SP) compartilhou da opinião de Maria Isaurave destacou o egocentrismo como maior entrave no processo político. "Muitas vezes, perdem-se horas discutindo sem chegar a um consenso"

O PJB é fruto de iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), e tem como objetivo estimular os jovens a conhecer a atividade parlamentar e seu papel no exercício da cidadania de todos os brasileiros. 

 
Mesa Diretora - Parlamento Jovem Brasileiro 2005

Presidência: Lívia Guimarães Carvalho (MG)

Vice-presidência: Roberlan Moreno (AL)

Primeira Secretaria: Bruno França (AM)

Segunda Secretaria: Camila Luíza Gama Carvalho (MS)

 

Conheça todos os participantes e projetos apresentados no Parlamento Jovem Brasileiro 2005 

 

 

logo pjb 2005

 

Ações do documento