Cúpula Parlamentar do G-20 se compromete com o desenvolvimento para prosperidade comum dos países
Aconteceu nesta sexta-feira (20), o último dia da Cúpula Parlamentar do G-20, evento que reuniu os legislativos das 19 principais economias do mundo e a União Europeia, além de cinco países que não fazem parte do grupo (Argélia, Etiópia, República da Guiné, Cingapura e Espanha). O presidente da Câmara, Marco Maia, acompanhado de outros deputados, representou o Brasil no encontro.
Ao final dos trabalhos, os parlamentares assinaram um documento com o tema "Desenvolvimento e Crescimento para Prosperidade Comum". "Neste texto, nós reconhecemos que é responsabilidade de todos buscar uma política integrada para garantir que a humanidade possa viver uma vida mais próspera e segura", explicou Marco Maia.
A mensagem afirma que uma cooperação mais forte entre os países do G-20 é imperativa para responder adequadamente aos desafios de desenvolvimento social e econômico, segurança global e crescimento comum. "Entre outras coisas, apontamos que os riscos de desastres naturais clamam por um sistema comum de prevenção de desastres. Também precisamos rever as regras para segurança nuclear. Estabelecemos as mudanças climáticas e o desenvolvimento de energias renováveis como prioridade", enumera o presidente da Câmara. A cooperação internacional contra todas as formas de terrorismo também foi um compromisso assinado.
Marco Maia acredita que o encontro dos parlamentos do G-20 pode efetivamente contribuir para a paz e estabilidade global. "As políticas públicas e acordos internacionais passam pelos parlamentos. Nada mais adequado do que promover o diálogo e a ação integrada entre eles. O destino do mundo passa por esses países", atestou. O próximo encontro da Cúpula Parlamentar do G-20 será em 2012, na Arábia Saudita.