Eixos de pesquisa

Eixo 1: Violência Política contra a Mulher

Acompanhamento dos casos, relatos e denúncias de violência cometida contra a mulher quando em função da sua atuação na vida política. Análise de discursos ofensivos proferidos por homens. Quantidade de interrupções de mulheres quando no uso da palavra. Investigação da natureza e características da violência política contra a mulher (estrutural, simbólica, sistêmica). Análises de violência política em virtude de análises interseccionais (raça, etnia, idade, orientação sexual, região). 

Eixo 2: Atuação Parlamentar e Representatividade

Investigação da produtividade das mulheres eleitas nas esferas municipal, estadual e federal. Temas de maior produção legislativa. Temas de maior incidência em discursos e tempo ocupado em tribuna. Áreas de maior destinação orçamentária por meio de emendas individuais. Presença em espaços internos (departamentos, comissões). Relatoria de proposições. Comportamento em votações. 

Eixo 3: Atuação Partidária e Processos Eleitorais

Investigação do número de mulheres em espaços internos de decisão nos partidos políticos. Qualidade da participação intrapartidária. Participação na decisão acerca do uso dos recursos do Fundo Partidário. Programas de formação política em vigor. Candidaturas femininas e mulheres eleitas, em todos os níveis. Destinação de recursos do FEFC e FP durante as eleições. Análise dos Critérios de Distribuição do FEFC contidos nas Resoluções ou Atas Partidárias; percentual de tempo destinado às mulheres no HGPE; Impactos dos projetos de alterações das regras referentes ao sistema político; Cumprimento das normas em relação à participação feminina na política; Sugestões de melhorias no aparato normativo legal e infra legal.