Nota de Repúdio

Nota de Repúdio pela violência política e sexual sofrida pela Deputada Estadual Isa Penna (PSOL/SP)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados manifesta seu repúdio à violência política e sexual sofrida pela Deputada Estadual Isa Penna (PSOL/SP), na noite de quarta-feira, dia 16/12/2020, durante Sessão da Alesp ( Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Durante a votação do orçamento do Estado, o Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania) se posicionou por trás da deputada Isa Penna e apalpou seu seio. A cena está gravada e a Deputada prestou queixa crime por importunação sexual.

A agressão sofrida pela Deputada Isa expressa total desrespeito e desprezo contra as mulheres que exercem o poder político em igualdade com os homens. A violência política de gênero e o assédio sexual representam um ataque direto à democracia. Esse tipo de agressão mostra a face da violência que as mulheres sofrem ao ingressar na política.

A conduta lamentável do parlamentar, inclusive, coloca em risco a integridade sexual de todas as demais parlamentares que estão no exercício do mandato. Rechaçamos todo tipo de violência contra as mulheres.

A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados não admite qualquer forma de violência ou assédio e atuará para que todas as medidas legais e regimentais sejam adotadas contra o Deputado Fernando Cury.

 

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados