Eventos

  • 19/04/2024 - Encontro do ONMP discute novas regras para campanhas femininas editadas pelo TSE para eleições de 2024
    Na quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 9h30, o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Câmara dos Deputados realiza o terceiro dos Encontros do ONMP, série de eventos destinados a refletir sobre temas que impactam a vida das mulheres que irão participar das Eleições Municipais de 2024.
  • 08/04/2024 - Seminário “Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito”
    A Secretaria da Mulher promove nesta terça (09/04) o Seminário "Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito", por meio de seu GT de Políticas de Cuidado, no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, das 10h às 17h.
  • 20/03/2024 - Seminário Elas Querem Igualdade Nos Espaços de Poder
    Secretaria da Mulher promove hoje (20) Seminário para debater sobre as desigualdades de gênero na política e a luta pela representação da mulher nos espaços de poder e na vida em sociedade.
  • 29/02/2024 - Secretaria da Mulher apoia realização do Compol Mulheres na Câmara
    O evento "Comunicação Política para Mulheres" será realizado nos dias 4 e 5 de março, com mais de 30 palestrantes do país.
  • 26/02/2024 - Exposição "Mulheres no Poder" (de 27/02 a 15/03/2024)
    Localizada no Corredor Tereza de Benguela da Câmara, expografia "Mulheres no Poder" traz a linha do tempo das conquistas femininas em espaços estratégicos.
  • 20/02/2024 - Março Mulher 2024
    Campanha dedicada ao Dia Internacional da Mulher com vários eventos durante o mês de março
  • 06/02/2024 - Encontros do ONMP (2ª edição): dia 29/02/2024, das 9 às 12h
    Em 29/02/2024 será realizado o segundo de uma série de encontros entre profissionais, pesquisadoras/es e pré-candidatas sobre temas relacionados aos eixos de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e que podem contribuir para que as mulheres formem redes de apoio e cheguem mais informadas sobre seus direitos como candidatas nas eleições municipais de 2024.
  • 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Congresso Nacional (2023)
    A campanha dos 21 dias de ativismo, como conhecemos no Brasil, é parte de um movimento internacional - 16 dias de ativismo - que teve início em 1991 com 23 mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. O objetivo é divulgar dados e incentivar organizações a fazerem campanhas de conscientização e de mobilização pelo fim da violência contra a mulher.
  • OUTUBRO ROSA 2023
    A Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem anualmente a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
  • Relançamento Grupo de Trabalho Orçamento Mulher (2023)
    O relançamento do grupo de trabalho, criado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, acontecerá durante a Conferência “Possibilidades para inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário: experiências nacionais e internacionais”, no dia 15/09, às 9:00.
  • Seminário - Paternidade e Corresponsabilidade: Desafios e experiências internacionais para a ampliação da licença-paternidade e do engajamento masculino no cuidado parental (2023)
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio do Grupo de Trabalho sobre Licença-Paternidade, promove, no dia 29 de agosto de 2023, seminário sobre o tema "Paternidade e Corresponsabilidade: Desafios e experiências internacionais para a ampliação da licença-paternidade e do engajamento masculino no cuidado parental".
  • CAMPANHA AGOSTO LILÁS 2023
    Anualmente, no mês de agosto, a Câmara dos Deputados comemora o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que em 2023 completa 17 anos. As ações da campanha Agosto Lilás 2023 são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Em 2022, foi sancionada a Lei 14.448/2022 que institui o Agosto Lilás como mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. As atividades da campanha incluem o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás. Confira a programação completa da campanha!
  • 10 anos da Secretaria da Mulher: uma década em defesa das mulheres brasileiras (2023)
    Em 2023 a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados completa 10 anos. A importância dessa estrutura, formalizada no Regimento Interno, pode ser atestada pelos direitos conquistados a partir da luta da Bancada Feminina, assim como pelo aumento gradativo da presença das mulheres no Parlamento. Desde a Assembleia Constituinte de 1988, com apenas 26 deputadas e nenhuma senadora, chegamos a 2022 com 91 deputadas e 15 senadoras eleitas. Confira a programação especial em comemoração ao jubileu da Secretaria da Mulher. Todos os eventos de 2023 integram a programação de aniversário. Clique na imagem e acesse também o hotsite com informações sobre uma década de atuação da Secretaria da Mulher!
  • Seminário: "Desafios para a paridade: gênero, raça e eleições no Brasil" (2023)
    O evento tem por objetivo debater os “Desafios para a paridade: gênero, raça e eleições no Brasil”, à luz dos resultados da pesquisa “Gênero e Raça nas Eleições de 2022”, projeto realizado pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB), em parceria com o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher. A pesquisa, financiada por meio de emendas orçamentárias apresentadas por diversas parlamentares, consistiu na análise do processo eleitoral brasileiro de 2022, do registro das candidaturas até a divulgação dos resultados, com foco na participação política das mulheres como candidatas à Câmara dos Deputados. O seminário é promovido pelo ONMP e IPOL-UnB em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara e conta com apoio da Conecta Aceleradora de Mulheres na Política.
  • CAMPANHA MARÇO MULHER 2023
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, a partir de 7 de março, a campanha Março Mulher 2023, dedicada, anualmente, a celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. A programação inclui sessão e ato solene, curso, debates, exposição e lançamento de livro, entre outras atividades que têm por objetivo celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, além de debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero. As ações são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, além de outros parceiros institucionais externos. Confira as atividades da campanha relacionada ao Dia e ao Mês Internacional da Mulher, realizada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.