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A Ouvidoria Parlamentar foi criada em 2001, pela Resolução da Câmara dos Deputados n. 19, como órgão diretamente ligado à Presidência da Casa e com a finalidade de diminuir a distância entre o cidadão e a Câmara dos Deputados.

A ouvidoria é responsável pela interlocução com o cidadão brasileiro para aferir a satisfação e promover o aperfeiçoamento de processos e serviços oferecidos pela Casa à sociedade. Essa interlocução se dá passivamente, em resposta às manifestações dos cidadãos (reclamações, elogios, denúncias e sugestões administrativas), e ativamente por meio de consultas à sociedade (pesquisas, consultas e audiências públicas) e às organizações representativas (por meio de pesquisas, eventos e reuniões) e pela observação e análise de manifestações nos diversos canais de relacionamento na Câmara dos Deputados.

É importante ressaltar que a Ouvidoria representa o cidadão na solução de tais demandas; sua missão é a de selecionar, dentre os setores da Casa, o mais capacitado a dar o melhor encaminhamento para cada uma delas.

A Ouvidoria oferece atendimento presencial que acontece na sala T40, Ala C do Anexo II da Câmara dos Deputados, de segunda a quinta-feira, das 9 às 19 horas, e sexta-feira, das 9 às 18 horas, e conta também com mais dois canais de interação com o cidadão. Um deles é o Disque-Câmara (0800-0-619-619), onde, em uma ligação gratuita, o cidadão pode se expressar diretamente a um atendente. O outro é o canal Fale Conosco, do Portal da Câmara dos Deputados. Nele, o cidadão preenche um cadastro, recebe um número de protocolo - uma espécie de senha - a partir da qual pode acompanhar sua demanda. Vale lembrar que o cadastro só precisa ser feito uma vez e o número do protocolo não precisa de atualização.

O cidadão pode acompanhar pelo seu computador, tablet, ou smartphone, em tempo real, a situação das demandas encaminhadas por ele à Câmara. Basta acessar a aba "Minhas Solicitações" do Fale Conosco. Se preferir, também pode saber sobre o andamento de sua solicitação em contato com o Disque-Câmara (0800 0 619 619), informando o número de protocolo.

Funcionando como uma ponte por onde a cidadania pode trafegar à vontade, a Ouvidoria Parlamentar tenta sempre inovar em projetos e ações para que o cidadão se sinta realmente representado na Câmara dos Deputados.