Ouvidor-Geral Carlos Sampaio

Deputado eleito por São Paulo, Carlos Sampaio é o Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados no biênio 2023/2024. É Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo e encontra-se em seu sexto mandato como deputado federal.

Formou-se em Direito pela PUCC-Campinas e aos 23 anos de idade foi habilitado no concurso público para Promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais. Aos 24 anos, foi aprovado como Promotor de Justiça do Estado de São Paulo.

Ingressou na política em 1993 como Vereador de Campinas. Em 1996, tornou-se o primeiro Secretário para os Assuntos de Segurança Pública de Campinas.

Em 1997, assumiu como Deputado Estadual, tendo sido reeleito em 1998. Nesse período, foi presidente do Conselho de Ética e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Foi eleito Deputado Federal pela primeira vez em 2002 e, em 2006, foi escolhido Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados para o biênio 2007/2008. Em sua primeira passagem pelo cargo, propôs reformulação da legislação interna sobre a estrutura e a competência da Ouvidoria, participou de inúmeros eventos e incentivou a participação construtiva para o aperfeiçoamento da democracia e a prática da cidadania.

Como deputado federal, atuou nas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Defesa do Consumidor, do Esporte, de Segurança Pública, entre outras, inclusive em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Foi por 4 vezes escolhido, por unanimidade, Líder da Bancada Nacional de Deputados do PSDB (anos de 2013, 2015, 2019 e 2020), além de ser, na última legislatura, 2º Vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Foi escolhido pelo “DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar” (entidade independente que avalia a atuação de deputados e senadores), por três anos consecutivos, como um dos 100 parlamentares mais influentes e respeitados do país. Obteve também, por cinco vezes consecutivas, o “Prêmio Congresso em Foco”, como um dos melhores deputados brasileiros. Foi, ainda, apontado pelo “Instituto Atlas Político”, coordenado por professores da Universidade de Harvard, como o melhor deputado federal do Estado de São Paulo e como o terceiro deputado federal com melhor desempenho do país.