Maia recebe delegação parlamentar da Arábia Saudita

01/10/2019 22h12

J.Batista

Maia recebe delegação parlamentar da Arábia Saudita

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu nesta terça-feira (1) o vice-presidente da Assembleia Consultiva (Parlamento unicameral) da Arábia Saudita, Yahya bin Abdullah Al-Samaan, acompanhado de comitiva de quatro deputados sauditas.

No encontro, os parlamentares conversaram sobre as relações bilaterais Brasil-Arábia Saudita e os laços de amizade que unem as duas nações. Ao ressaltar os bons resultado da cooperação bilateral nas áreas de defesa e de ciência e tecnologia, o vice-presidente Al-Samaan manifestou sua expectativa de que essa proximidade venha a se refletir também na relação entre os dois parlamentos.

O presidente Rodrigo Maia lembrou que a Arábia Saudita é o principal parceiro do Brasil no Oriente Médio, com a corrente comercial bilateral anual tendo chegado ao montante de US$ 4,42 bilhões, em 2018. Após comentar as oportunidades de expansão do fluxo de investimentos entre os dois países, Maia destacou a relevância de um estreitamento de laços entre o parlamento brasileiro e o parlamento saudita.

Na ocasião, o vice-presidente Al-Samaan convidou pessoalmente o presidente da Câmara para que realize visita ao parlamento saudita, chefiando uma delegação de deputados federais brasileiros. O presidente agradeceu o convite e manifestou sua disponibilidade de organizar uma visita parlamentar brasileira à Arábia Saudita no primeiro semestre do próximo ano.

A delegação parlamentar chefiada pelo vice-presidente Al-Samaan veio ao Brasil para ultimar a negociação de acordos bilaterais de cooperação e investimento, a serem firmados durante a próxima visita do presidente Jair Bolsonaro à Arábia Saudita, de 29 a 31 de outubro.

Ações do documento

O Presidente
Presidente