Deputados federais e estaduais do Nordeste manifestam apoio à Reforma da Previdência

Parlamentares presentes à audiência também apresentaram reivindicações de governadores nordestinos
16/04/2019 19h41

Dezenas de deputados federais acompanhados de presidentes de assembleias legislativas de estados nordestinos manifestaram apoio à Reforma da Previdência nesta terça-feira (16), em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Gabinete da Presidência. Os parlamentares também defenderam algumas propostas de interesse dos governadores como a securitização das dívidas estaduais e regras que não prejudicar os estados na cessão onerosa entre União e Petrobras.

“A gente está trabalhando em conjunto com os governadores para construir um grande acordo. Para que a gente consiga mostrar para a sociedade que, apesar de alguns pontos de divergência, a gente pode ter um entendimento onde toda a federação participe desse acordo”, afirmou o Presidente da Câmara.

Rodrigo Maia acrescentou que a questão da cessão onerosa precisa ser tratada por emenda à constituição e, segundo o governador do Piauí, Welinton Dias, também a securitização das dívidas precisa ser aprovada por meio de emenda (PEC). “Então já que tem uma proposta de emenda à Constituição (da Previdência) já tramitando, vamos introduzir nessa emenda o bloco de assinaturas da cessão onerosa, para que as questões tramitem juntas”, sugeriu acrescentando que um acordo com relação à securitização também pode ser atingido.

Os parlamentares presentes manifestaram ainda apoio ao Banco do Nordeste. A audiência foi solicitada pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA).

O Presidente
Presidente