Diap aponta os 10 parlamentares mais influentes do País

Seis deputados federais e quatro senadores figuram da lista, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap)
23/10/2009 11h55

 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou ranking, elaborado anualmente, com os dez congressistas mais influentes. A lista é encabeçada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), seguido pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS), segundo colocado, Cândido Vaccarezza (PT-SP), em terceiro, Ronaldo Caiado (DEM-GO), em quarto.

O presidente do Senado, José Sarney, ocupou a quinta colocação, ao lado do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), com a mesma votação. Os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Aluízio Mercadante (PT/SP) ocupam a sétima e aoitava posição, respectivamente; o deputado Ciro Gomes (PSB/CE), em nono e o senador Arthur Virgílio (PSDB/AM) em décimo.

 

O Diap faz a eleição dos dez parlamentares mais influentes há 13 anos, da qual participam os 100 "Cabeças do Congresso", selecionados pela entidade a partir de vário critérios, entre os quais a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, como a reputação do congressista. Neste ano, 75 dos 100 votaram - 56 deputados e 19 senadores.

 

 

 

Ranking 

Parlamentares

Votos

Michel Temer (PMDB/SP)

51

Henrique Fontana (PT-RS)

28

Cândido Vaccarezza (PT-SP)

23

Ronaldo Caiado (DEM-GO)

22

Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN)

21

José Sarney

21

Romero Jucá (PMDB-RR)

20

Aluízio Mercadante (PT/SP)

19

Ciro Gomes (PSB/CE)

18

Arthur Virgílio (PSDB/AM)

17