Marco Maia é eleito presidente da Câmara

“Não tenho dúvidas de que vamos produzir uma boa pauta para que o povo brasileiro possa se orgulhar dos deputados eleitos para representar seus interesses”, afirmou, após a eleição. Também foram eleitos os novos integrantes da Mesa Diretora a deputada Rose de Freitas, para a primeira vice-presidência; e os deputados Eduardo da Fonte, para a segunda-vice-presidência; Eduardo Gomes, Jorge Tadeu Mudalen, Inocêncio Oliveira e Júlio Delgado para a primeira, segunda e terceira secretarias, respectivamente.
02/02/2011 08h20

Roberto Stuckert

Marco Maia é eleito presidente da Câmara

Com 375 votos, o deputado Marco Maia (PT-RS), foi eleito , em primeiro turno, presidente da Câmara na noite desta terça-feira (1/2). Ele já ocupava a presidência da Casa desde a licença do ex-presidente Michel Temer, que assumiu a vice-presidente da República. "Não tenho dúvidas de que vamos produzir uma boa pauta para que o povo brasileiro possa se orgulhar dos deputados eleitos para representar seus interesses", afirmou, após a eleição.

Maia foi o candidato indicado por 21 dos 22 partidos com representatividade na Câmara. Ele disputou o cargo com mais três deputados – Sandro Mabel (PR-GO),que ficou em segundo lugar, com 106 votos; Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), com 16 e 9 votos, respectivamente.Logo após a eleição,o presidente elogiou a participação dos demais candidatos. Dentre os 509 deputados votantes, 3 registraram o voto em branco.

Também foram eleitos os novos integrantes da Mesa Diretora a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), para a primeira vice-presidância; e os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), para a segunda-vice-presidência; Eduardo Gomes (PSDB-TO), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Inocêncio Oliveira (PR-PE) e Júlio Delgado (PSB-MG) para a primeira, segunda, e terceira secretarias, respectivamente.

Os deputados eleitos para as quatro suplências foram Geraldo Resende (PMDB-MS), Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE)e Sérgio Moraes (PTB-RS).