Biografia

Eduardo Cosentino da Cunha, ou simplesmente deputado federal Eduardo Cunha, há três anos líder da Bancada do PMDB, na Câmara Federal, é reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso brasileiro. Sua trajetória política já conta mais de uma década. Foi eleito deputado estadual em 2001. Em 2002, foi eleito deputado federal e, em 2006, reelegeu-se pelo PMDB. Em 2010, obteve votação expressiva no Rio de Janeiro, quando foi o quinto deputado federal mais votado do Estado do Rio de Janeiro, com 150.616 votos. Em 2014, seu desempenho foi ainda mais louvável, sendo o terceiro deputado federal mais votado no estado, com 232.708 votos.

Como articulador político, Eduardo Cunha atua em todas as comissões da Câmara, onde foi Presidente das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e de Finanças e Tributação da Câmara.

Antes de ingressar na carreira política, foi um importante executivo da área de telecomunicações. Aos 30 anos, Eduardo Cunha foi o responsável pela implantação da telefonia celular no Brasil, quando presidiu a Telerj, antiga operadora do Sistema Telebrás, no Rio de Janeiro, entre 1991 e 1993.

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1958, Eduardo Cunha é radialista, evangélico, casado e pai de quatro filhos. Economista, formado na Universidade Cândido Mendes, trabalhou como auditor de mercado na iniciativa privada, entre 1978 e 1982. Foi Presidente da Cehab, a Companhia de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, em 1999, onde construiu milhares de casas populares e reformou dezenas de conjuntos habitacionais.

Hoje, Eduardo Cunha é reconhecidamente um dos políticos mais influentes e atuantes da atualidade. Com espírito independente e profundo conhecimento do regulamento da Câmara, Eduardo Cunha conquistou merecida credibilidade e respeito de seus pares e, sobretudo, da sociedade brasileira. Por uma Câmara Independente, mais próxima do povo e de suas causas e sem submissão aos Poderes Executivo e Judiciário, o líder peemedebista prometeu incondicional empenho. Essa é a marca do deputado Eduardo Cunha.