Parcerias

O EcoCâmara conta com uma série de acordos de cooperação, que agregam parceiros de grande envergadura aos seus trabalhos de gestão ambiental.

Assim, a Câmara dos Deputados reforça a sua proposta de trabalhar de modo sustentável, compartilhando a administração de seus aspectos mais importantes com especialistas de diversas áreas, a fim de transformar o EcoCâmara em um exemplo para todo o país.


Conheça algumas de nossas parcerias:

Convênios relativos ao Bosque dos Constituintes: em novembro 2008, a Câmara adotou o Parque Bosque dos Constituintes, dentro do projeto “Abrace um Parque”, do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde então, vem desenvolvendo projetos em prol de sua manutenção, recuperação e revitalização.  Para melhor cumprir essas tarefas, uma série de parcerias foram firmadas pelo EcoCâmara com diversas instituições, como a Rede de Sementes do Cerrado, a Escola de Paisagismo de Brasília, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do próprio GDF  - representado pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Compania Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

Para saber mais sobre as parcerias relativas ao Parque Bosque dos Constituintes, clique aqui

 

Cooperativa de Produtores e Trabalho de Reciclagem (Cortrap): a Câmara do Deputados mantém contrato com a Cortrap para recolhimento diário e destinação correta dos resíduos recicláveis gerados nas dependências de Casa.

Saiba mais sobre o trabalho de coleta seletiva na Câmara dos Deputados em:
https://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara/areas-tematicas/projetocoletaseletiva.html

 

SOS Mata AtlânticaFundação SOS Mata Atlântica: o acordo firmado entre a Fundação e a Câmara tem como objeto a cooperação mútua para o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação do meio ambiente e à educação ambiental.

Saiba mais sobre a Fundação SOS Mata Atlântica em:
https://www.sosmatatlantica.org.br/


Ministério do Meio AmbienteMinistério do Meio Ambiente: o termo de adesão à A3P, junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do programa “Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P” no âmbito da Câmara dos Deputados, em busca de uma maior inserção da variável ambiental no seu cotidiano.

A A3P é um projeto iniciado pelo MMA em 1999, que possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referencias em busca da sustentabilidade socioambiental no âmbito da administração pública.


Saiba mais sobre a A3P em:
https://www.mma.gov.br/component/search/?searchword=A3P&searchphrase=all&Itemid=180

Saiba mais sobre o MMA em:
https://www.mma.gov.br/

 

Senado VerdeSenado Verde:  O Programa Senado Verde tornou-se parceiro do EcoCâmara no dia 9 de junho de 2010, quando foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para o desenvolvimento de estudos sobre critérios de sustentabilidade para a aquisição de produtos e serviços pelas duas Casas Legislativas.
 
Criado em 2007, o Senado Verde tem como principal objetivo introduzir a gestão ambiental nas rotinas administrativas do Senado Federal. O programa busca soluções para amenizar os impactos gerados ao meio ambiente nas atividades do Senado.
 
Com o apoio da Mesa Diretora, a meta é unir diferentes setores da Casa para que, juntos, possa ser possível fortalecer o ideal de consumo consciente dos recursos (água, papel, energia, plástico e combustível). Com mudanças simples, assegura o Senado Verde, é possível dar grandes passos na direção de um meio ambiente mais equilibrado e com menos disperdícios.
 
Além da preocupação em amenizar os danos à natureza, o Senado Verde também quer propor medidas que tragam economia para o Senado Federal, resultados que serão buscados principalmente por meio do uso racional de recursos e matérias-primas.

Saiba mais sobre o Senado Verde em:
https://www.senado.gov.br/sf/senado/programas/senadoverde/