EcoCâmara participa do “Viva a Mata”

31/05/2010 17h50

O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados – EcoCâmara – participou, entre os dias 21 a 23 de maio, da sexta edição do “Viva a Mata”, evento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, na cidade de São Paulo. Em seu estande, montado com material reciclável, o EcoCâmara mostrou um pouco da sua experiência na área de educação ambiental, com foco especial na coleta seletiva de resíduos sólidos. A Frente Ambientalista da Câmara do Deputados também esteve presente, divulgando seu site e estimulando a população a acompanhar o que está sendo feito na área de legislação ambiental.

O acontecimento Silmara de Almeida Gonçalves e Paulo Henrique Silva no Viva a  Matacontou com aproximadamente 50 estandes de diferentes instituições e recebeu 85 mil pessoas na marquise e arena de eventos do Parque Ibirapuera. O EcoCâmara foi representado por Paulo Henrique Silva, coordenador da área temática Educação Ambiental do Núcleo e por Silmara de Almeida Gonçalves, coordenadora da área temática Gestão de Resíduos Perigosos.

Os objetivos do “Viva a Mata” são comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista e informar e conscientizar a sociedade. “As pessoas estão interessadas em saber o que está sendo feito no país pelo Bioma e procuram aprender a melhorar sua relação com o meio ambiente. Em 2010 celebramos o Ano Internacional da Biodiversidade e o evento fica mais especial”, conta Ana Ligia Scachetti, diretora de comunicação da SOS Mata Atlântica.


Estande reciclável


Estande do EcoCâmaraForam três dias com palestras, debates, exposições de ONGs que atuam em diversas regiões com projetos pela conservação, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações – tudo gratuito. No espaço do EcoCâmara, montado de forma artesanal com material reciclado, a partir da cenografia do designer gráfico da Câmara, Mateus Zanon, os presentes eram estimulados a participar de um jogo em que deveriam mostra seus conhecimentos sobre a segregação de resíduos.

Segundo Paulo Henrique,  foi uma  oportunidade para a instituição trocar experiências na área de gestão ambiental, conhecendo outros trabalhos e pessoas que atuam na área, ao mesmo tempo em que se fortalecia a imagem da Casa como órgão público preocupado com o meio ambiente, promovendo a cidadania, educando e estimulando o contato com o parlamento.  Para ele, “foi uma experiência gratificante, que nos permitiu mostrar um lado pouco conhecido da Câmara do Deputados para a sociedade e conhecer iniciativas, espalhadas pelo Brasil, que nos estimulam a seguir em frente”.

Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, tem opinião semelhante sobre o evento: “Foi muito bom ver as pessoas conhecendo mais sobre os trabalhos de organizações de diversas regiões do país. Principalmente, as crianças e jovens que tiveram a oportunidade de serem iniciados nestes temas de forma lúdica, por meio de jogos e outras atividades culturais”, afirma.
A  Fundação SOS Mata Atlântica é parceira do Ecocâmara nas áreas de preservação ambiental e voluntariado. Para saber mais sobre a instituição, clique aqui.