Câmara participa do Fest Flor com Escola de Paisagismo

A Seção de Manutenção de Jardins da Câmara do Deputados participou, em parceria com a Escola de Paisagismo de Brasília, da Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais (Fest Flor), ocorrida entre 17 e 21 de Novembro, na sede da Embrapa em Brasília. A Escola ficou responsável pela mostra de paisagismo e Jardinagem do evento, para a qual o viveiro da Câmara emprestou cerca de 85 plantas nativas do cerrado, entre arbustos, árvores e trepadeiras.
14/12/2010 14h39

William Pound, professor da Escola de Paisagismo de Brasília, vem desenvolvendo projetos de domesticação de plantas nativas para uso comercial e paisagístico e foi o responsável pelo convite para que a Câmara se juntasse à Escola em sua participação no Fest Flor. Ele conta que já conhecia o bom trabalho do viveiro da Casa e que  vê um simbolismo importante nesta associação, ao incluir  um órgão público de destaque na empreitada. “A Câmara tem tido a sensibilidade de  promover o uso de espécies nativas no espaço público sempre que possível”, elogia o arquiteto paisagista norte-americano, que vive há nove anos no Brasil.

Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins da Câmara e coordenadora da área temática “Áreas Verdes e Proteção à Fauna” do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) mostrou-se satisfeita em ver novamente a Câmara como exemplo de vanguarda ambiental no trato de seus espaços verdes: “ É importante ter o trabalho do viveiro da Câmara reconhecido no uso e produção de espécies nativas de todos os portes, não apenas árvores, Fest Flor 12ajudando tornar a sua presença uma constante nos jardins da cidade”, diz ela.

O evento contou com a presença de 10.000 visitantes e 1.000 profissionais da cadeia produtiva do setor de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal e Entorno. Brasília é, atualmente,  o terceiro maior consumidor de flores do país, quarto no consumo per capita, sendo que somente 20% desta demanda é coberta pela produção regional.