Calçada Athos Bulcão

Projeto calçada 2Na capital federal, poucos artistas têm tanta expressividade e presença quanto o carioca de alma brasiliense Athos Bulcão (1918-2008). Seus magníficos painéis e azulejos marcam os principais pontos turísticos da cidade. A Câmara dos Deputados tem nove de seus trabalhos. Em breve, no Bosque dos Constituintes, haverá o décimo.

O eixo central de circulação pelo Bosque será composto pela única calçada proposta pelo artista, dentre os seus milhares de trabalhos, cujo projeto foi adquirido pela Câmara em Trajeto da Calçada Athos Bulcão2009. A Calçada Athos Bulcão será um caminho de 700 metros de extensão, com 3 metros de largura, posicionada de maneira a direcionar os visitantes para a vista diferente do Palácio do Congresso Nacional.

Um protótipo da calçada foi inaugurado em abril de 2010, durante as comemorações pelo Cinquentenário da Transferência do Poder Legislativo para Brasília. Atualmente, estão em negociação as autorizações necessárias junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).Inauguração do protótipo da Calçada Athos Bulcão

A intenção dos gestores do Parque é que a Calçada Athos Bulcão seja a primeira de muitas obras de arte que terão exposição permanente no Bosque, para a apreciação de visitantes e frequentadores.

Destaques