TI Verde: configure seu computador e colabore

No mês de junho, o Centro de Informática, em parceria com o EcoCâmara, lançou o projeto TI Verde, dando início à inserção da dimensão ambiental no gerenciamento da tecnologia da informação (TI) na Casa.


Além de ter contemplado a substituição de tecnologia, com a troca de equipamentos, o Projeto precisa da colaboração dos servidores, para que gere resultados positivos e efetivos em benefício do meio ambiente.


Para contribuir com o Projeto, basta configurar o equipamento de acordo com as orientações abaixo:



Uso sustentável do papel: impressão customizada e rodapé ecológico

O uso racional do papel vem se tornando uma ação prioritária na Câmara, no que se refere à gestão ambiental.


Desde 2007, a Casa já adquiriu mais de 800 impressoras, que permitem customizar a impressão para o modo frente e verso, rascunho, brochura entre outros formatos que beneficiam a economia com papel, tonner e energia elétrica.


Seguindo aqui as instruções elaboradas pelo Cenin, é possível configurar praticamente todos os modelos de impressoras para executar impressões mais eficientes, seja quanto ao consumo de papel, seja em relação a outros insumos  do aparelho, como o tonner, por exemplo.


Caso surjam outras dúvidas no momento da configuração, basta ligar para a Central de Atendimento ao Usuário, pelo ramal 6-3636, ou clique aqui.


Rodapé ecológico ou Eco-mail

O uso do e-mail institucional é mais uma importante ferramenta de comunicação. Economiza tempo e evita o corte de milhares de árvores para produção de papel.


Agora, ao mandar uma mensagem eletrônica, você poderá incentivar o uso racional do papel incluindo uma mensagem ecológica logo abaixo da assinatura pessoal. Interessado em apoiar a inciativa?

Então, acesse aqui a imagem que deverá ser salva no seu computador. Em seguida, o passo a passo o guiará na configuração do Outlook.

 

Configuração do modo de espera

A partir de agora, todos os computadores da Câmara serão configurados para que o monitor seja desligado após 15 minutos de ociosidade e o computador entre em modo de espera após 45 minutos sem uso.


A nova configuração será feita de modo automático pelo Cenin em todos os micros da Casa, com exceção daqueles que armazenem arquivos compartilhados, em pastas designadas como “Público”.


Nesse caso, os usuários deverão informar o patrimônio da CPU ao Centro de Informática, preenchendo o formulário disponível no endereço https://intranet/internet/enquete/tiverde/


Quando o equipamento entra em modo de espera, a luz ao lado do botão liga/desliga fica piscando. Para sair do modo em espera, basta acionar o botão Power (liga/desliga) do micro. Dessa forma, o equipamento imediatamente deixará o estado de espera, e a área de trabalho será restaurada ao exato ponto em que foi deixado.


Também é possível colocar qualquer computador em estado de espera manualmente. Para isso, é só acionar o comando “Em espera” sempre que desejar, selecionando a opção Desligar do botão Iniciar, ou teclando Ctrl+Alt+Del, e selecionando Desligar e, em seguida, “Em espera”.


Matéria produzida pela secretária de comunicação da Câmara dos Deputados em 08/07/2009.