Viveiro de plantas da Câmara é aberto para visitação

Funcionários além de visitarem ainda recebem mudas para plantação
17/09/2013 11h30

A Câmara dos Deputados mantém um viveiro de plantas para abastecimento dos jardins e plantas das áreas internas e externas da Casa. A Seção de Manutenção de Jardins (SEMAJ) e o Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara realizaram nesta sexta-feira (13), das 9h às 16h, mais um Viveiro Aberto. Uma vez por mês o viveiro é aberto para visitação. O evento, de caráter educacional e lúdico, proporciona aos servidores e aos demais colaboradores da Câmara a oportunidade de fazer uma visita guiada ao viveiro de plantas da Casa, acompanhados de funcionários do setor.
A SEMAJ, da Coordenação de Projetos do Departamento Técnico (Detec), é responsável pela manutenção do local e trabalha também na produção de mudas para todas as áreas verdes da Câmara. O jardineiro Francisco Pereira faz isso há 15 anos. Seu Chico, como é chamado, foi quem deu vida ao Viveiro. “Eu comecei lá na garagem e depois vim para o Viveiro e aqui comecei a fazer e cuidar das plantas”, diz. Francisco está perto de aposentar daqui uns dias e fala que sentirá muita saudade de suas plantas.
Rachel Osório, chefe da SEMAJ e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna, do EcoCâmara, fala com muito carinho do Viveiro e das plantas que lá se encontram. “Esse Viveiro é para que as plantas saiam daqui impecáveis, sem nenhum machucadinho, bem cuidadas, pois nós fazemos muitas doações, até mesmo para o GDF”, conta.

Micos

Quem visita o Viveiro pode conhecer a família de micos que mora no espaço e alguns pássaros que buscam abrigo e alimento no local. Além da visitação e das dicas de jardinagem e compostagem, os visitantes recebem algumas mudas de plantas e pacotes com composto orgânico de produção própria.

 

Exposição com mudas do Viveiro

As plantas do Viveiro enfeitam não somente os ambientes internos como gabinetes, salas e plenários da Câmara dos Deputados, mas também residências oficiais e exposições. Tanto que agora quando começarem as chuvas, algumas plantas irão ser doadas aos servidores e farão parte de exposições e feiras.