Sexta edição do Abrace o Bosque planta mudas de espécies nativas do Cerrado

15/12/2015 08h35

Paulo Barreiros de Oliveira

Sexta edição do Abrace o Bosque planta mudas de espécies nativas do Cerrado

Voluntários no Bosque dos Constituintes

Aproximadamente cem mudas de espécies nativas do Cerrado, como urucum, braúma, aroeira e jurema-preta, foram plantadas na 6ª edição do Abrace o Bosque, realizado no dia 11 passado. O projeto faz parte das ações realizadas pela Diretoria Administrativa, por meio da Seção de Áreas Verdes (Segav), com apoio do EcoCâmara, para a preservação e manutenção do Parque Bosque dos Constituintes. Homens, mulheres, crianças e idosos participaram do evento.

Para a servidora pública Ana Paula Hartmann, participar das atividades realizadas no Bosque dos Constituintes é motivo de grande orgulho. Ana conta que já esteve presente em outras oportunidades para colaborar na implantação de áreas verdes no bosque, junto de sua filha Alice Hartmann, de apenas quatro anos. “Quanto mais arborizados esses espaços, melhor. Além de contribuirmos para um espaço de lazer, onde podem ser feitos piqueniques em família, estamos colocando nosso nome nesse local tão importante” – contou.

A servidora pública ressaltou a importância de participar desses momentos dedicados à preservação e cuidado de áreas verdes. “Acreditamos que, no futuro, a Alice poderá visitar o parque e, quem sabe, fazer um piquenique com seus filhos em baixo da própria árvore que plantou” - disse.

Para o chefe da SEGAV, Seção de Áreas Verdes da Câmara dos Deputados, e responsável pelo evento, Paulo Barreiros de Oliveira, a contribuição das pessoas interessadas no plantio de novas mudas no espaço é de extrema importância. Paulo explica os benefícios trazidos por essas iniciativas: “Quando você se propõe a fazer um cinturão de proteção de áreas verdes, você está colaborando não só com o local do plantio, como com as áreas adjacentes, gerando uma zona de transição que protege as inúmeras espécies de animais e aves que habitam o local, e ampliando a biodiversidade do parque”.

Criado em 2008, em comemoração aos 20 anos da Constituição Cidadã, o Parque Bosque dos Constituintes tem 70 mil m2 e é aberto à visitação pública. É possível identificar as árvores que foram plantadas por personagens importantes da história política do país, como Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso e Humberto Lucena.