Semana do Meio Ambiente de 2005

De 31 de maio a 7 de junho, o Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) promove vários eventos para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Entre outras atividades, a Câmara vai sediar exposição de material reciclado e firmar parcerias com entidades que atuam na proteção ambiental.

SESSÃO SOLENE

Nesta quarta-feira (1º), às 10 horas, no Plenário da Casa. A Presidência da Câmara convida todos os funcionários para comparecerem a sessão em comemoração à data proposta pelos deputados Sarney Filho (PV/MA), Jorge Pinheiro (PL/DF), Paulo Baltazar (PSB/RJ) e Selma Schons (PT/PR).


MOSTRA DE RECICLADOS

Até esta sexta-feira (3), no Espaço Mário Covas (Anexo II) estarão expostos produtos feitos a partir de papel reciclado, além de trabalhos realizados por organizações não-governamentais na geração de emprego e renda a partir do uso de materiais alternativos. Durante a exposição, serão promovidas pequenas oficinas de arte e educação. Participam da mostra: Associação Brasileira das Indústrias de Reciclagem de Papel (Abirp), Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap) e as ong’s Amigos do Futuro e Reciclã.


PLENARINHO VERDE

O site Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) oferece ao público infantil e educadores, também até sexta-feira (3), informações e atividades de caráter ambiental, uma maneira divertida de estimular a reflexão e a mobilização em defesa do meio ambiente.


DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL

Como forma de reaproveitar restos (aparas) de papel resultantes dos trabalhos gráficos realizados na Coordenação Gráfica (Deapa), a Câmara distribui aos servidores bloquinhos para anotação (com dicas e mensagens ambientais na capa) e saquinhos de sementes coletadas pelos jardineiros nas áreas dos jardins da Casa . A distribuição ocorrerá nas portarias e no Escritorio Verde, no térreo do Anexo IV. Mais informações pelos ramais 6-4355 6-2169 ou 6-2171.

O Centro de Formação e Treinamento da Câmara (Cefor) também participa da Semana do Meio Ambiente com a distribuição de textos sobre temas ambientais. Um trata do perigo que representam as baterias de celulares para o meio-ambiente. Outro fala da importância de economizar energia elétrica e papel. Um terceiro aponta os riscos de tintas e vernizes para a saúde. Informações no ramal 6-7678.

 

DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES

Na segunda-feira (6), em parceria com o Departamento Técnico (Detec) e o Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), o Ecocâmara distribui saquinhos de sementes coletadas pelos jardineiros nas áreas dos jardins da Casa e de mudas de ingá doadas pela ong Mata Atlântica.

Aqui seguem as plantas cujas sementes ou mudas serão distribuídas:

Léia-rubra ou Léia-vermelha

Léia ou Léia-alaranjada

Saboneiro, Saboneteiro ou Sabão-de-macaco

Cheflera-pequena

Jacaré ou Arapiraca

Duranta ou Violeteira