Equipe vencedora do ano do prêmio Destaque Gestão Sustentável é divulgada

01/11/2019 14h50

Laura Lowande

Equipe vencedora do ano do prêmio Destaque Gestão Sustentável é divulgada

A Primeira-Secretaria divulgou nesta quinta-feira (31) o vencedor do ano do prêmio Destaque Gestão Sustentável na sessão solene em homenagem aos servidores da Câmara, evento feito em parceria com o Serviço de Sustentabilidade (Ecocâmara) e a Secretaria de Controle Interno (SECIN).

A unidade administrativa campeã da Casa foi o Serviço de Instalações Elétricas e Hidrossanitárias do Departamento Técnico (Sinst/Detec), com a prática "Implantação de novos processos e tecnologias inovadoras para racionalizar o uso da água na Câmara dos Deputados". Entre os participantes da equipe vencedora estão os analistas legislativos e engenheiros Fritz Mohn, Talitha Brinati e Paulo Zabot, além dos servidores terceirizados que trabalham com eles. 

Fritz fala sobre os dois trabalhos principais que elaboraram para o prêmio "Dois trabalhos foram particularmente desenvolvidos aqui no Serviço de Instalações. O primeiro é o poço artesiano do espelho d'água do Anexo I, o controle de irrigação e também do uso do ar-condicionado. O segundo é a racionalização do uso da água."

Talitha fala sobre o poço artesiano e a transformação que ele representou na Câmara "O poço era um desejo antigo de ser implementado aqui na seção hidráulica. A gente recebeu muito apoio, porque o retorno financeiro para o meio ambiente era muito visível. Foi um processo que tramitou tranquilamente no setor de compras, pelo seu valor para o ambiente e economia de recursos financeiros."

Ela complementa que houve participação de servidores terceirizados, além de ressaltar a economia de recursos financeiros fornecida pelo projeto "Nós não faríamos esse trabalho sem o apoio da nossa equipe terceirizada. Tudo o que o poço produz é ganho para a Câmara, de economia de água potável, para o meio ambiente e de recursos financeiros, porque estamos trocando uma água de R$26 a cada mil litro, por uma água que custa centavos." 

Paulo Zabot fala da vocação do Sinst "A vocação do Serviço de Instalações é a manutenção e também a gestão de água e de energia." Ele fala também do uso de água "Na questão da racionalização do uso de água, a iniciativa teve um conjunto de ações. Começou com o monitoramento e instalação de hidrômetros e com um estudo para saber quanto gastamos com ar condicionado, jardim, entre outros."

Ele explica melhor o controle do gasto de água na Câmara "O simples monitoramento já provocou uma redução de consumo e a partir do momento que nós fazemos um diagnóstico, traçamos uma estratégia para qualificar melhor esse consumo, trocando os aparelhos antigos por modernos, como torneiras automáticas e caixas acopladas. Essas pequenas ações em conjunto vão provocar essa redução de em 15 anos, 70% e nos últimos 5 anos, de 40%." 

Zabot ainda fala sobre as áreas verdes da Câmara e a redução do consumo de água "As pessoas que são responsáveis por essa área têm uma contribuição significativa para a redução, pelo fato de que cessaram a irrigação e trocaram por plantas xerófilas, adaptadas ao bioma do Cerrado. 30% de todo consumo anteriormente foi reduzido por meio dessa ação."

Além dos trabalhos realizados especialmente em sua unidade, a equipe de Fritz, Talitha e Paulo realizou mais dois trabalhos que concorreram ao prêmio Destaque Gestão Sustentável, totalizando em 4 projetos.