Pioneira, a Horta Orgânica na Residência Oficial completa seis anos

05/11/2009 05h00

Horta OrgânicaMesmo antes de a Casa Branca fazer barulho com a iniciativa, a residência oficial da Câmara dos Deputados mantém uma horta orgânica que produz uma variedade de folhas, legumes e ervas aromáticas para o consumo da família dos presidentes da Câmara e de seus visitantes. A horta da Câmara foi feita e vem sendo mantida desde 2003.
A horta mede em torno de 40m², área que é dividida em cinco canteiros, cuidados diariamente pelo jardineiro Raimundo Silvestre. Das hortaliças e temperos são plantadas alface, tomate, rúcula, pimentão, pimenta, couve, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, arruda e hortelã, dentre outros.

A horta foi planejada de forma ergônomica, ou seja, os canteiros são mais altos (60 cm de altura) para facilitar o trabalho dos jardineiros e de pessoas idosas da casa, que também gostam de cuidar da horta. O formato circular também facilita a drenagem e a locomoção na hora do manejo.

Desde o fundo dos canteiros até o meio, o espaço é preenchido com garrafas PET'S vazias. Depois é que são colocados a terra e o substrato, o que garante uma boa drenagem.

Planejada pela servidora Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins do JilóDepartamento Técnico, as espécies cultivadas na horta são tratadas de forma natural e sustentável, sendo utilizado apenas adubo orgânico, produzido por meio de compostagem, e com o uso de defensivos alternativos, como por exemplo sabão e essência de folhas,  mantendo assim a saúde do solo e as qualidades nutricionais do alimento. De acordo com “seu” Raimundo, para evitar o desperdício, o replantio só acontece na medida em que os produtos frescos vão sendo colhidos e consumidos.



Vantagens da horta caseira

Ter a sua própria horta traz muitos benefícios, porque você consome frutas, verduras e legumes mais frescos, tem em casa tudo do que precisa e não ingere componentes tóxicos. Por serem produzidos sem adubos químicos ou agrotóxicos, eles conservam mais vitaminas e sais minerais do que os alimentos produzidos pela agricultura convencional. Desta forma, beneficiam o organismo, que fica mais resistente a gripes, resfriados e alergias.

CouveFazer uma horta orgânica em casa ou num pequeno sítio é  fácil. Basta possuir um espaço no quintal, na varanda ou no campo, em que bata sol durante algumas horas por dia, para começar a plantar. As frutas e hortaliças podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou canteiros. O local deve ser de fácil acesso, receber bastante luz solar – cerca de quatro horas diárias - e estar próximo a um local onde se possa obter bastante água, pois a terra precisa estar sempre bem irrigada. No caso de canteiros, eles devem ser montados na direção norte-sul, ou voltado para o norte, para aproveitar melhor o sol. É importante que não haja acesso a animais, para não contaminar a plantação.

 

Uma comparação entre a agricultura convencional e a orgânica