Pauta do leitor – Plantas que limpam o ar

08/12/2009 05h00

Planta - EcoCâmara Por sugestão do leitor Samuel Diniz Casimiro (mande um e-mail para ele), do Cenin, apresentamos nesta edição informações sobre as plantas que ajudam a limpar o ar. O que muita gente talvez não saiba, é que desde 2004, a maioria das plantas que estão nos jarros espalhados nas salas de trabalho e corredores da Câmara dos Deputados fazem parte dessa categoria.

A proposta foi uma das finalistas do "Câmara em Idéias" daquele ano. Segundo Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins – autora da proposta –, o último levantamento feito há poucos meses atrás indicava que 87% das plantas que estão nas nossas salas de trabalho já fazem parte desse conjunto que trabalha a purificação do ar.

Os vasos decorativos colocados nas diversas salas da Câmara dos Deputados são semanalmente irrigados e periodicamente renovados para garantirmos sua saúde e beleza. Mas, além de bonitas, as plantas podem nos auxiliar a viver melhor, criando ambientes mais saudáveis e confortáveis.

A capacidade das plantas para purificar o ar foi objeto de estudo da Nasa (a agência Planta - EcoCâmaraespacial norte-americana) que, procurando soluções para a limpeza do ar em estações espaciais testou o uso de plantas como "filtros de ar vivos". Algumas demonstraram capacidade para purificar o ar removendo traços de elementos químicos da atmosfera que são absorvidos e biodegradados através das folhas, raízes, solo e micro-organismos. O dióxido de carbono - da fumaça dos cigarros - é retirado pela fotossíntese.

Podemos aplicar tais descobertas em nossas residências e escritórios criando ambientes mais limpos e saudáveis. A seguir relacionamos plantas testadas pela NASA que recomenda, aproximadamente, duas plantas para purificar o ar de 10m². 

RELAÇÃO DE PLANTAS PARA VASOS INTERNOS