Parque Bosque dos Constituintes recebe novas árvores

O Parque Bosque dos Constituintes, área verde sob a responsabilidade da Câmara dos Deputados desde 2008, recebeu no dia 24 de março, novas mudas de espécies nativas, durante o lançamento do projeto “Carbono Zero”, do Partido Verde (PV), que pretende neutralizar as emissões de gases causadores do efeito estufa decorrentes de suas atividades. O plantio aconteceu no entorno do Bosque, originalmente plantado pelos parlamentares constituintes de 1988, seguindo a preocupação da Câmara de não descaracterizar este espaço histórico.
05/04/2011 19h20

O evento contou com a participação de oito deputados e de representantes de entidades ambientalistas - WWF, Greenpeace e Animal Defenders Internacional. Estiveram presentes também a coordenadora-geral do Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos DeputadosPlantio PV no Bosque (EcoCâmara), Janice Oliveira, e Eleazar Volpato, um dos idealizadores da criação do Bosque (clique aqui para ler depoimentos sobre a criação do Bosque dos Constituintes).
Em seu discurso, o deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, disse que espera que o exemplo de seu partido, ao procurar neutralizar as emissões de carbono decorrentes de suas atividades, seja seguido por outras agremiações e elogiou ao papel do EcoCâmara na busca de uma gestão ambientalmente sustentável da Câmara do Deputados: “Quero agradecer a parceria do EcoCâmara e dizer que nossa esperança é que esse exemplo seja seguido”, declarou.
Foram plantadas duas mudas de aroeira vermelha, uma de pequi e uma de jatobá do cerrado.


O Bosque


O Bosque dos Constituintes, localizado em uma área de 70.814 m², ao lado da Praça dos Três Poderes, foi plantado pelos parlamentares que elaboraram a Constituição de 1988 em comemoração à inédita inclusão na Carta Magna de um artigo dedicado à proteção do meio Bosque geralambiente, o 225.
Em 2008, o Bosque e seu entorno foram transformados em parque e adotados pela Câmara, como parte do projeto “Abrace um Parque”, do Governo do Distrito Federal. Desde então, a Casa tem cuidado da manutenção e revitalização do espaço visando seu tombamento como Monumento Vivo e Histórico de Brasília até 2013, ano em que se comemoram os 25 anos de promulgação da Constituição Cidadã.