Parceiros do Bosque dos Constituintes conhecem o projeto do parque

05/11/2009 05h00

 

Proposta de calçadas, praças e ciclovias na área do Parque Bosque dos Constituintes

No final de setembro, a Câmara apresentou às instituições parceiras do Bosque dos Constiuintes a proposta para o projeto de Plano Diretor do parque, que contempla as necessidades de manter a área preservada e de adaptá-la para o seu uso, dentro do melhor que os manuais das boas práticas de manejo, de sustentabilidade, de acessibilidade e de arquitetura propõem.

A proposta de ocupação urbana e de circulação é de autoria do arquiteto e servidor do Departamento Técnico (Detec) Valério Medeiros, um dos gestores do bosque. O projeto busca resgatar e preservar o jardim histórico e valorizar os atributos patrimoniais e arquitetônicos associados ao entorno da Praça dos Três Poderes.

Dentre os parceiros estiveram presentes representantes do Ibram (Instituto Brasília Ambiental), do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da Adasa (Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF), da Escola de Paisagismo de Brasília e do DPJ (Departamento de Parques e Jardins, da Novacap). Posteriormente, o projeto foi apresentado ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Cássio Taniguchi, que levou a proposta ao governador José Roberto Arruda.

 

Foto: Gilberto Nascimento


Na área externa do Cefor, os parceiros conheceram detalhes do projeto urbanístico e de sinalização do bosque

 

Na reunião, os participantes puderam ter uma noção geral do projeto – inclusive o de sinalização e de iluminação –, observaram detalhes das áreas do parque e,  no final do encontro, manifestaram suas opiniões e sugestões sobre a estrutura do bosque.

Resumidamente, a proposta contém detalhamentos sobre as praças temáticas, ciclovias, caminhos entremeando as árvores e os canteiros, estacionamento, áreas educativas (uma delas será ocupada pelo portal infantil Plenarinho), pequeno centro de convivência e espaço de exposições, além da inserção do projeto da calçada projetada por Athos Bulcão, que será construída no eixo central do Parque, com aproximadamente 700 metros de extensão.

No dia 6 de novembro, o projeto foi apresentado ao corpo técnico da Seduma e para cerca de 40 convidados, para as primeiras avaliações de caráter operacional. A proposta é que até o final deste mês de novembro sejam recolhidas as observações e sugestões de todos os parceiros para que então seja consolidada uma proposta final. Essa, por sua vez, será referendada por todos os parceiros e deverá ser aprovada pelas instâncias formais do GDF. As obras de implantação do parque estão previstas para começarem no ano que vem.

A calçada de Athos Bulcão, cujo projeto foi adquirido pela Câmara dos Deputados, deverá ser implantada ao longo do próximo ano. Esse é uma das 27 ações que foram aprovadas pela Mesa Diretora para execução dentro do projeto "50 anos do Congresso Nacional em Brasília".

 

Foto: Gilbertop Nascimento



Após a visita, os parceiros foram conhecer o viveiro de produção de mudas da Câmara, no Complexo Avançado.


O bosque

O Parque Bosque dos Constituintes, uma área verde aberta de mais de 70.000 m² próxima à Praça dos Três Poderes, abriga um conjunto de 600 árvores plantadas originalmente pelos parlamentares que integraram a Assembléia Nacional Constituinte, encerrada em 1988. Foi uma homenagem da sociedade civil e de entidades governamentais aos constituintes por eles terem incluído na Constituição Federal um artigo (o 225) tratando da proteção ao meio ambiente.

Desde novembro de 2008, a Câmara dos Deputados adotou a área dentro do programa “Abrace um Parque”, do Governo do Distrito Federal, tornando-se responsável pela revitalização, recuperação, urbanização e manutenção do bosque durante dez anos, renováveis. A proposta da Câmara dos Deputados é tornar o local o primeiro Jardim Histórico do Distrito Federal, a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013 – quando a “Constituição Cidadã” completará 25 anos.