Jardineiros da Câmara trocam copos plásticos por canecas

Os colaboradores da Seção de manutenção de Jardins (Semaj), desde o final de setembro, não usam mais copos plásticos para beber água e outros líquidos durante suas jornadas de trabalho, substituídos por canecas reutilizáveis.
18/10/2011 17h40

A novidade, intitulada “Aqui se toma atitude”, visa à diminuição do impacto ambiental causado pela produção, transporte e descarte dos recipientes descartáveis, que levam mais de 100 anos para se degradar no meio ambiente.
O gasto mensal de copos pela Semaj chegava a 9 mil copos por mês, utilizados pelos 35 jardineiros e pelos 3 servidores da seção para o consumo de água e café. No dia 23 de setembro, todos receberam suas canecas, em uma reunião regada a sucos naturais, embaixo de uma das mangueiras da Câmara.
Os novos recipientes que serão presos ao uniforme dos profissionais por uma fita. Os colaboradores da Semaj também assinaram uma declaração de princípios, que seráCanecas Semaj 1 afixada na parede da sala de apoio da seção, localizada no Complexo Avançado na Casa.
Uma pequena quantidade de copos continuará disponível para o uso de visitantes. Estima-se que o consumo de copos descartáveis pela Semaj caia em 90%. No mês de outubro, a seção não precisou solicitar nenhum copo ao Departamento Técnico (Detec) da Câmara, uma vez que as sobras do mês anterior foram suficientes para o novo padrão de uso.
Rachel Osório, chefe da Semaj e coordenadora de área temática Áreas Verde e Proteção à Fauna, do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), lembra que essa é apenas mais uma das iniciativas da Casa na luta pela sustentabilidade ambiental:  “Já abolimos o uso de defensivos químicos, reutilizamos materiais sempre que possível, reduzimos o uso de sacos plásticos e investimos em educação ambiental, entre muitas outras iniciativas. Essa é apenas mais uma pequena medida, dentro de um todo que vai servir de exemplo e fazer diferença para o planeta”.