Jardinagem da Câmara faz inédito planejamento estratégico

31/05/2010 19h10

Reunião da Seção de Manutenção de JardinsToda a equipe da Seção de Manutenção de Jardins da Câmara dos Deputados, reuniu-se no dia 07 de maio no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), para uma iniciativa inédita: a elaboração do planejamento estratégico do setor, composto basicamente por jardineiros, de uma empresa terceirizada.

Reunião da Seção de Manutenção de JardinsAlém de definir conceitos, como a missão e a visão para a seção, a reunião teve como um dos objetivos mostrar aos jardineiros que atuam na Casa como o trabalho deles chega ao plano institucional. Pelo exemplo dado, isso pode ser possível com as boas práticas ambientais adotadas, assim como ressaltar a importância dos jardins para os servidores e os visitantes da instituição, em um dos locais mais identificados com a cidade.

A chefe da seção e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna do EcoCâmara, Rachel Osório, abriu o evento falando da importância dos jardineiros como agentes multiplicadores de atitudes ambientalmente sustentáveis. Rachel lembrou também do valor de se fomentar a construção coletiva de valores, impedindo que novos elementos no grupo venham a subverter os conceitos já consolidados.William França explicou o que é gestão estratégica

William França, coordenador da área temática Comunicação Institucional do EcoCâmara, explicou o que é gestão estratégica e como o processo funciona. Ele fez questão de destacar o grande valor do trabalho dos jardineiros para a casa, tanto do ponto de vista ambiental quanto ao proporcionar ambientes de trabalho mais agradáveis, assim como seu papel para a imagem da Casa, como órgão público organizado, eficiente e preocupado com o meio ambiente:  “O trabalho de você faz diferença”, ressaltou.

Os jardineiros trabalharam coletivamente na elaboração das definições de missão e  visão da Seção de Manutenção de Jardins, sob a orientação do ecocamarada e analista legislativo Luis Vicente da Costa Braga. Segundo ele, o saldo da reunião foi muito positivo, com um forte aspecto simbólico, ao envolver todos os 37 colaboradores da área no processo, criando comprometimento pela participação de todos. Após o encontro, Vicente fez questão de destacar: “Cada um teve vez e voz”.

Os conceitos definidos na reunião, para a Seção de Manutenção de Jardins, são os seguintes:

Missão

Cuidar das áreas verdes da Câmara dos Deputados com qualificação profissional, responsabilidade, dedicação, qualidade, união, colaboração, eficiência, carinho e respeito

 

Visão

Ser exemplo no cuidado com as áreas verdes urbanas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o bem estar da fauna, preservando o meio ambiente para as gerações futuras.