EcoCâmara e Cefor realizam Feira de Orgânicos Temporária

10/06/2019 14h30

Laura Lowande

EcoCâmara e Cefor realizam Feira de Orgânicos Temporária

Foto

A Feira de Orgânicos temporária da Câmara dos Deputados está acontecendo no Complexo Avançado, no estacionamento do CEFOR ao lado do CGRAF , desde o dia 13 de julho e terá mais duas datas: 04 e 11 de julho. O horário de funcionamento é de 7h às 13h e ela está aberta a qualquer pessoa.

Os objetivos da realização da Feira de Orgânicos são: facilitar o acesso aos produtos para os servidores, fornecer um estilo de vida mais saudável e fortalecer os pequenos agricultores e produtores de alimentos orgânicos. 

O diretor presidente da Associação Brasiliense de Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado, Josecler Gomes Moreira relata a importância do evento para os produtores orgânicos "Nós sabemos que o público da Câmara está envolvido com a questão da sustentabilidade. É muito importante realizar mais uma feira de produtos orgânicos aqui, porque nós abrimos mais um ponto de escoamento da nossa produção".  

Ainda segundo o diretor "Orgânico não é moda, é consciência alimentar". Ele afirma que o consumo de orgânicos traz benefícios para a sociedade como um todo e não só para os indivíduos.

Isso acontece pelo fato de que os orgânicos são alimentos que não possuem agrotóxicos e tornam a refeição saudável. Além disso, Josecler ainda afirma que há um benefício social em que os produtores que dependem de suas produções de orgânicos são beneficiados pelo consumo desses mesmos alimentos.  

O diretor explica que há uma vantagem em comprar produtos orgânicos em comparação aos convencionais. "Produtos de mercados contém uma maior quantidade de agrotóxicos e são mais caros no preço final. Já os produtos orgânicos podem parecer mais caros em quantias, mas no final há uma economia de 1,75% quando se compra em feiras orgânicas". 

O evento oferece uma facilidade e praticidade na qual os funcionários da Câmara têm suas próprias feiras locais ao invés de precisarem se deslocar para outros lugares distantes para terem acesso aos alimentos orgânicos. 

Uma das visitantes do local, Flávia Cunha que trabalha como analista legislativa, relata a sua opinião sobre o evento "Eu gostei bastante. A qualidade dos produtos é excelente e acho que a Feira deveria ser permanente, porque é algo que se você consome, precisa comprar diariamente. Acho que devem implantar o hábito de realizar essas feiras."