Caminhada leva servidores ao Parque Bosque dos Constituintes

Sexta-feira, fim de tarde, céu aberto. Foi este cenário que os participantes da 2ª Caminhada dos Ecocamaradas ao Bosque dos Constituintes, realizada no dia 17 de junho, encontraram durante o percurso de cerca de 20 minutos até o destino final. Um momento reservado à atividade física, à educação ambiental e ao convívio com os colegas de trabalho, que integrou as comemorações, realizadas ao longo do mês, relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
21/06/2011 16h20

“A Caminhada é uma oportunidade de estar junto em um ambiente agradável. É um momento de fazer exercício e compartilhar do convívio com os colegas em um local tão bonito como é o Bosque dos Constituintes”, ressalta a chefe da2ª Caminhada ao Bosque dos Constituintess Seção de Manuteção de Jardins da Câmara dos Deputados (Semaj), Rachel Osório.

Na chegada, os participantes puderam apreciar a exposição “O Bosque dos Constituintes pelo olhar dos fotógrafos da Câmara dos Deputados”, composto de trabalhos dos fotógrafos do Serviço Fotográfico (Sefot): Gilberto Nascimento, Luiz Alves, Laycer Tomaz, Edson Santos, Luiz Cruvinel, Ivaldo Cavalcante, Leonardo Prado, Saulo Cruz, Brizza Cavalcante e Beto Oliveira.

2ª Caminhada ao Bosque dos Constituintes 2Além disso, painéis apresentavam os programas ambientais relacionados ao Bosque dos Constituintes desenvolvidos pela Casa: Flores Selvagens, Proteção às Abelhas, Regeneração Espontânea e Visitantes da Noite. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles.

Projeto Flores Selvagens
 Projeto que visa à preservação das flores selvagens do Bosque dos Constituintes. Elas são denominadas desta forma porque não foram semeadas nem foram plantadas intencionalmente. O cerrado é uma fonte rica em flores selvagens. Elas ainda são pouco conhecidas, por serem difíceis de serem observadas. No entanto, requerem muito menos esforço para ficarem bonitas que as outras plantas ornamentais e são importantes para o ciclo da vida.

Projeto Proteção às abelhas
O projeto “Proteção às Abelhas” visa à identificação das espécies, proteção aos exemplaresVespa que não representam perigo para os visitantes e transferência para locais seguros daqueles que possam representar algum risco de acidentes. Quando considerados perigosos, os marimbondos são colocados em outros locais e as abelhas encaminhadas para o SOS Abelhas.

Desde 2008, quando o Bosque dos Constituintes foi adotado pela Câmara, dentro do projeto “Abrace um Parque”, do Governo do Distrito Federal, abelhas e marimbondos encontrados no local passaram a receber o mesmo tratamento, ou seja, são retirados apenas quando oferecem riscos aos visitantes. Se considerados inócuos, sua presença é documentada e os exemplares não são incomodados, para que polinizem as árvores, auxiliando na geração das sementes que serão coletadas e plantadas pela Seção de Manutenção de Jardins.

Projeto Regeneração Espontânea
O projeto Regeneração Espontânea está sendo desenvolvido com o apoio da Rede de Sementes do Cerrado – uma das Florparceiras do bosque. A ideia é simples: preservar as espécies nascidas naturalmente. 

A proposta é analisar quais das espécies que estão tentando se firmar no local conseguem ir adiante. Daqui a sete anos, se tudo der certo, elas já terão disseminado outros filhotes e, assim, vai sendo ampliada a população de árvores no local.

A natureza escolhe aquelas plantas que melhor se adaptam ao solo e ao clima. E não somente sementes de árvores são trazidas pelo vento. Outras espécies vegetais também germinam, enriquecendo a biodiversidade do ambiente com ervas, gramíneas, arbustos. É uma forma de fazer recuperação ambiental.

Projeto Visitantes da Noite
O projeto Visitantes da Noite visa desmistificar e esclarecer as pessoas sobre a importância dos morcegos para o meioLogo Ecocamaradas ambiente. Aafinal,  eles são importantes na polinização de muitos alimentos, na distribuição de sementes e na recuperação de matas.  Para cumprir essa meta, o projeto vai incluir no site do Bosque dos Constituintes informações sobre como confeccionar moradias para esses animais.

“Eles não são tão perigosos, eles têm mais medo da gente do que o contrário. Precisamos mostrar que eles são importantes ambientalmente. E para isso vamos ensinar como mantê-los vivos, mas um pouco mais distante das casas das pessoas”, afirma Rachel.

Na exposição, era possível encontrar as casinhas para os morcegos e painéis que ensinavam como confeccioná-las. Entre as ações futuras do projeto, está a instalação dessas moradias no Bosque dos Constituintes.