Exposição e palestra em Porto Alegre têm Bosque dos Constituintes como tema

O resgate histórico e paisagístico do Bosque dos Constituintes foi o tema de uma das palestras do 10º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea), realizado entre 15 e 17 de setembro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O trabalho “Bosque dos Constituintes: registro e memória no centro do Plano Piloto de Brasília” foi selecionado pelo Comitê Científico para compor o evento. O Enepea é considerado o mais importante evento das faculdades de Arquitetura do país e a cada dois anos é realizado numa cidade diferente.
16/09/2010 14h10

 

Na praça central da PUCRS, aconteceu também uma exposição de fotos denominada “Parque Bosque dos Constituintes”, que conta a história da área desde o seu plantio pelos parlamentares constituintes em 1988 até a adoção do conjunto arbóreo, pela Câmara dos Deputados, em 2008, ao ser transformado em parque pelo Governo do Distrito Federal. São 20 painéis com inúmeras imagens, sendo o destaque para a composição Vista da Bandeirafotográfica em 360º do local, o que dá a sensação de o visitante estar no coração do Plano Piloto de Brasília. A exibição de vídeos com reportagens sobre o bosque completou a mostra.

 

 A apresentação do case do bosque foi feita pelo arquiteto e professor-doutor Valério Augusto Soares de Medeiros, que é servidor da Coordenação de Projetos do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados e também gestor do Bosque dos Constituintes. O projeto para a urbanização e o paisagismo do bosque também foi proposto por ele.

 

O Bosque dos Constituintes ganhou recentemente um site na internet, que pode ser acessado pelo menu “Responsabilidade Social” na página principal do portal da Câmara ( www.camara.gov.br ). A área traz todas as informações sobre o parque e o bosque.

 Panorama Junho B 570