Exposições e curso movimentam Viveiro da Câmara

O viveiro de mudas mantido pela Seção de Manutenção de Jardins da Câmara dos Deputados (Semaj) no Complexo Avançado da Casa recebeu, como parte das comemorações realizadas ao longo do mês de junho em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), duas exposições - "Viveiro Aberto" e “O jardim que nós fazemos” – e um curso de compostagem e confecção de vasos usando pneus velhos como matéria prima.
05/07/2011 16h40

A mostra "Viveiro aberto", realizada entre 30 de maio e 03 de junho, recebeu visitas dirigidas ao local onde são produzidas as mudas utilizadas nas áreas verdes da Casa, com oficinas, demonstrações de técnicas de manejo e outras atividades.

Já a exposição "O Jardim que nós fazemos" organizada pelos próprios jardineiros da Câmara, ficou aberta ao público entre 30 de maio e 03 de junho, mostrando o trabalho de reaproveitamento realizado pela Semaj.  Há alguns anos que a seção vem recolhendo resíduos de outros setores, que são encaminhados preferencialmente para o reaproveitamento, evitando os custos ambientais e financeiros do processo de reciclagem de materiais ou da aquisição de novos itens.
Rachel Osório, chefe da Semaj, conta que antes da criação da Semaj a Casa tinha outra forma de lidar com suas áreas verdes: “Comprávamos tudo, areia, adubo, vasos para mudas, agrotóxicos, plantas, suportes e arranjos. Hoje, isso tudo é reaproveitado. Exposição viveiro 2011 3

Começamos a pensar, planejar e integrar diferentes áreas. Ainda estou fazendo as contas da economia que isso representa financeiramente.”
Hoje, a seção produz seu próprio adubo, reaproveita vasos danificados para a produção de mudas e trabalha de maneira integrada com outras áreas da Casa para evitar o desperdício. Persianas e cabos de vassouras são utilizados como divisórias de canteiros, pó de café e serragem viram adubo, latas servem como recipientes para novas plantas e até carretéis de cabos telefônicos se transformam em mesas para jardinagem, integrando uma lista de dezenas de itens que ganham novas funções.
Se você trabalha na Câmara e há algum material em seu setor que poderia ser reaproveitado pela Seção de Manutenção de Jardins, entre em contato pelo telefone 3216-4355 ou pelo e-mail rachel.osorio@camara.gov.br .


Curso ensina compostagem e confecção de vasos de pneus

 

A ideia do curso, realizado no dia 2 de junho, foi ensinar a preparar hortas e jardins em pequenos espaços e assim com a terra usada nessas práticas. "Quando falamos em horta, sempre iOficina pneus 3maginamos um espaço amplo, mas não precisa ser necessariamente assim. Aqui, pretendemos ensinar a cultivar uma boa horta em apartamentos, janelas ou varandas,  mostrando como esses espaços poderão ser transformados em locais de pequena produção para alimentos e ervas", explica Juarez Alves Martins, secretário parlamentar e um dos orientadores da oficina.
Para ele, além da qualidade dos alimentos produzidos, as hortas também funcionam como terapia. "O importante é que a pessoa produza uma atividade prazerosa, lúdica, que a família toda se envolva, os amigos gostem, além de ter a oportunidade de poder produzir seu próprio alimento de modo orgânico", conclui.

"Estou adorando saber como é feita a compostagem, não Oficina Pneusfazia ideia de como era. Tem que ter uma dedicação especial. Gostei mesmo da parte prática. Nós tivemos contato com a horta e com os materiais que são utilizados. Você consegue ver de perto a diferença desses alimentos sem agrotóxico, a textura e o gosto", conta Kaleandra Rezende, 27, secretária parlamentar.
Segundo Márcio Gleico Costa de Andrade, técnico em paisagismo da Semaj, o grupo pretende repetir a oficina. "A procura do curso é grande. Enquanto tiver gente interessada, nós vamos fazer com o maior prazer".
Clique aqui para conhecer o tutorial “Como fazer canteiros de pneus”.