EcoCâmara realiza exposição de artesanato sustentável

A mostra vai até o final do mês de julho e traz produtos reciclados
15/07/2013 13h10

Em comemoração aos dez anos do Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara), o Escritório Verde apresenta uma exposição de artesanato ecologicamente sustentável. A mostra traz produtos artesanais, como agendas revestidas com papel produzido com folha de bananeira, bolsas feitas com caixas de leite tetra pak e garrafas pet, móveis produzidos com madeira descartada (proveniente de lixo, obras, etc.), copos plásticos descartáveis envolvidos com papel usado, mandalas produzidas com cd's, ímãs de geladeira e broches artesanais da ONG Onda Carioca.

A exposição busca desenvolver um novo olhar no público, voltado para o reaproveitamento e a sustentabilidade de produtos que teoricamente não teriam mais uso, como restos de madeiras, caixas de leite, garrafas pet, cd's, tampas e resíduos em geral.

O trabalho foi realizado por parceiros do EcoCâmara como a estudante de Administração e funcionária da Casa Lolita Lopes Rodrigues da Silva. "Eu passava pela sala do EcoCâmara e ficava encantada com os produtos que já estavam expostos, então decidi apresentar o meu trabalho", conta. A estudante começou a custear a faculdade com a renda do artesanato.

Artesanato reciclável - A artesã Deuzenir do Espírito Santo faz parte da rede de produção de artesanato Tiart Artesanatos. Deusa, como é chamada, desenvolve este trabalho desde 2003. Natural do Maranhão veio para Brasília tentar melhorar a vida. "Lá no Varjão, tive uma parceria com o Iesb e comecei a fazer as oficinas. Hoje sustento os meus filhos com a renda do artesanato", fala. O convite para expor no EcoCâmara surgiu na exposição que Deusa realizou no Conselho Nacional do Ministério Público. "Estava no CNMP e lá conheci a Clenir (servidora do EcoCâmara). Ela pegou o meu contato e vim expor aqui", conta. Deusa pretende também montar um grupo para ensinar o artesanato aos adolescentes e tirá-los das ruas.

Sonho de Liberdade - Para reaproveitar a madeira descartada de construção civil, a Cooperativa Sonho de Liberdade vem ajudando ex-detentos do sistema prisional a se reintegrarem à sociedade. O trabalho tem como objetivo produzir móveis e utensílios domésticos a partir de madeiras recicladas. A cooperativa ajuda ex-presidiários e detentos em regime semiaberto, além de jovens em situação de risco, a mudarem de vida na Cidade Estrutural.

O catador de madeira descartável e expositor Cezar Rabelo descreve como virou catador e sua chegada à cooperativa criada com o objetivo de oferecer oportunidade de trabalho digno e renda a essas pessoas. "Eu cheguei à cooperativa através de uma reportagem que vi na televisão. Conversei com o Fernando, idealizador do projeto, e fui lá fazer uma visita. Aí ele fez o convite para trabalhar na doação de móveis do Iphan", explica.

Cezar ainda fala da oportunidade de expor no Escritório Verde. "Nós recebemos um convite do EcoCâmara e agradecemos a oportunidade de mostrarmos esses móveis, trabalho feito com madeira reaproveitada. O mais importante no trabalho da Sonho de Liberdade é que resgata vidas, pois é formada por pessoas que são historicamente excluídas, marginalizadas pela sociedade", diz.

A mostra ficará em exposição até o final de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações: (61) 3216-2171/3261-2048 ou pelo e-mail ecocamara@camara.leg.br  

Serviço

O quê: Exposição Artesanato Sustentável
Local: Sala 87, Térreo - Anexo IV - Câmara dos Deputados (Escritório Verde)
Quando: 10 de junho a 31 de julho, segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Mais informações: (61) 3216-2171/ 3216-2048/ 3216-2169