EcoCâmara entrega chaves dos armários do programa de Mobilidade Sustentável

Como parte das ações do Programa de Mobilidade Sustentável (MOB), a Câmara dos Deputados passou a disponibilizar 40 armários individualizados em vestiários para os funcionários que utilizam a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho.
09/08/2012 11h50

O EcoCâmara fez a entrega das chaves dos novos armários nos vestiários do Edifício Principal, Anexo II e Anexo IV, durante os últimos 3 meses. Nesse período, 20 servidores passaram a integrar o Programa de Mobilidade Sustentável da Câmara dos Deputados, instituído pela Portaria nº 306, de 2010.

O objetivo central do programa é oferecer uma infraestrutura interna que permita que seus funcionários utilizem algum meio de transporte sustentável, como a bicicleta ou outro meio não motorizado, e proporcionar melhores condições e mais conforto àqueles que optarem por esta forma de mobilidade.

Segundo Fabiano Sobreira, membro da coordenação do MOB, o impacto do Programa pode ser avaliado em, pelo menos, duas perspectivas: do público interno e da sociedade em geral. “Ao oferecer infraestrutura àqueles que desejam utilizar a bicicleta ou outros meios de transporte para vir à Câmara dos Deputados – o programa não apenas beneficia os funcionários que buscam usufruir de um meio menos poluente, mais prático e saudável, que é a bicicleta, mas também dá sua parcela de contribuição para a mobilidade sustentável na cidade”, explica.

“A intenção agora é investir na consolidação e ampliação do Programa, com a realização de campanhas internas e buscando parcerias com outros órgãos para a implantação de ciclovias na cidade, entre outras iniciativas de Mobilidade Sustentável”, complementa.

O uso dos novos armários está condicionado à utilização regular do meio de transporte não motorizado como forma de deslocamento até a Câmara dos Deputados e sua implementação já mudou a rotina de alguns funcionários da Casa, como a do Técnico Legislativo Eduardo Meireles de Sousa, que de segunda a sexta-feira passou a fazer o trajeto Guará I até a Câmara (totalizando 17,5 Km) de bicicleta.

“Eu já havia tentado iniciar essa rotina, mas o fato de ter que carregar todos os dias uma mochila com roupas, calçados e materiais de higiene acabou me desanimando. O armário possibilita trazer uma vez só, e já deixar organizado, tudo o que eu preciso durante a semana”, conta.

Eduardo sai de casa todos os dias por volta das 6 horas da manhã e gasta cerca de 45 a 50 minutos pra chegar à Câmara. Para ele, a Casa está dando o exemplo e fazendo a diferença.  “Iniciativas como essa tem suma importância para alavancar projetos sérios que visem à melhoria da mobilidade urbana. Assim como eu, creio que outros colegas ansiavam pela possibilidade de vir de bicicleta para o trabalho.”, afirma.

A gestão do MOB é feita pelo Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, que é o responsável pela orientação dos ciclistas a respeito do projeto e pelo acompanhamento do funcionamento e das demais ações do programa.