EcoCâmara doa mudas à Unb

O arboreto da Universidade de Brasília (UnB) recebeu 19 mudas de araucária da Câmara, uma iniciativa do EcoCâmara. A imponente árvore com copa em forma de cálice, popularmente conhecida como pinheiro do Paraná, tem o nome científico de Araucária Angustifolia. Nativa de altitudes superiores a 500 metros, da Mata Atlântica, que só tem atualmente 1% da cobertura original, a espécie está em extinção.


As araucárias são árvores de grande porte. Atingem cerca de 50 metros de altura, e seu tronco pode medir até 8,5 metros de circunferência. A produção de sementes, o saboroso pinhão, só começa depois de 15 a 20 anos de idade. O objetivo do EcoCâmara, ao ceder as plantas para a Universidade de Brasília é contribuir para a preservação da espécie, que já ocupou uma área de 200 mil quilômetros quadrados no Brasil.


O arboreto da UnB, uma área de 43 hectares localizada no final da Asa Norte, é uma coleção de árvores plantadas para fins científicos ou para serem expostas ao público.


EcoCâmara

As ações ambientais da Câmara dos Deputados iniciaram-se em 2002, com a formação de um grupo de trabalho destinado a propor o gerenciamento dos resíduos recicláveis produzidos na Casa. A partir daí, foi criado o Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara), com a missão de harmonizar as ações da Câmara na área. A coordenação dos trabalhos é rotativa e a participação voluntária e interativa.

O EcoCâmara tem diversas iniciativas de sucesso no gerenciamento ambiental. Entre os projetos desenvolvidos pelo órgão, estão orientações relativas à coleta seletiva de lixo na Câmara, a manutenção dos jardins públicos da Casa com adubo natural, a elaboração de um catálogo de espécies vegetais e animais que vivem na área do Congresso, a reciclagem de todo papel e plástico usado no complexo, a implantação de mecanismos de controle ambiental por meio de oficinas, a fabricação de blocos de anotação com sobras de papel e o programa de reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica - desenvolvido em parceria coma Fundação SOS Mata Atlântica.


Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara em 17 de abril de 2006.