Coruja-orelhuda - A Câmara é o Bicho

Nesta edição, a coluna “A Câmara é o Bicho” traz a coruja-orelhuda, ave de rapina rara que frequenta a Câmara. Recentemente, um filhote desta espécie, recém-saído do ninho, foi resgatado pelos jardineiros da Casa no Complexo Avançado. Recuperado, alçou voo no dia seguinte.
15/09/2011 17h20

Fotos: Pedro Carneiro

Coruja-orelhuda - A Câmara é o Bicho

A coruja-orelhuda, também conhecida como coruja-gato (Pseudoscops (=rhinoptynx) clamator) não é facilmente vista  nos arredores da Câmara, devido à sua raridade e aos seus hábitos noturnos. Foi identificada na Casa pela primeira vez na véspera do natal do ano de 2005 e desdeCoruja-orelhuda 6 então sua presença foi percebida poucas vezes nos arredores da Casa. 

No dia oito de setembro deste ano, funcionários da Seção de Manutenção de Jardins (Semaj) localizaram e resgataram um “filhotão” da espécie, com cerca de 30 dias de vida, no Complexo Avançado da Câmara. Levada para o Viveiro de Plantas, localizado no mesmo complexo, a ave demostrou docilidade e se deixou fotografar pousada nos braços dos seus encantados salvadores. Na madrugada seguinte, recuperada, alçou voo e procurou abrigo nas árvores próximas, onde continua a ter a sua presençaCoruja-orelhuda 5 acompanhada pelos funcionários da Casa.

Pedro Carneiro, biólogo, fotógrafo e policial legislativo, vem estudando desde 2004 as aves da Câmara, onde já identificou mais de 180 espécies, pertencentes a 37 famílias. Ele orientou pessoalmente os jardineiros sobre como lidar com o animal encontrado, de modo a proteger a sua integridade, propiciar que sua mãe o localizasse para alimentá-lo e permitir o seu voo, no momento em que o animal se sentisse pronto.

Carneiro conta que a Câmara também é frequentada por outras espécies de coruja, como a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), a coruja-caburé (Glaucidium brasilianum), a coruja-preta (Ciccaba bubula), a coruja-branca (Tyto alba), a coruja-comum-do-mato Logo A Câmara é o Bicho(Megascops choliba) e o mocho-diabo (Asio stygius). Esta última muitas vezes é confundida com a coruja-orelhuda, por possuir características físicas semelhantes. Algumas destas espécies podem ser avistadas em todas as áreas verdes da Casa. “Mas a orelhuda até hoje só foi vista no Complexo Avançado, na Residência Oficial e no Setor de Obras, que fica próximo ao Anexo IV”, diz o biólogo.

Características

A coruja-orelhuda atinge até 37 cm de comprimento e possui dois longos penachos na cabeça, confundidos com orelhas, de onde vem seu nome comum. Seu proeminente disco facial, branco margeado de negro, tem a importante função Coruja-orelhuda 3de ajudar a amplificar os sons que chegam até a ave, ajudando-a a localizar suas presas.

Este pássaro vive toda a América Central e do Sul, exceto as áreas florestais amazônicas. Habita bosques, bordas de matas e cidades bem arborizadas. Tem hábitos noturnos, tornando-se ativo ao entardecer. Durante o dia, permanece oculto nas árvores.

 Sua vocalização soa como uma sequencia prolongada de “áut-áut-áut”. Possui campoCoruja-orelhuda 4 visual limitado, o que compensa virando a cabeça em até 270º. Alimenta-se de roedores, répteis, gambás, morcegos, insetos grandes e anfíbios.

Faz ninho no chão ou em ocos de árvores. A fêmea põe de dois a quatro ovos, embora em geral só um filhote sobreviva, e permanece no ninho chocando por aproximadamente 33 dias, praticamente sem se ausentar, sendo alimentada pelo macho Coruja-orelhuda 5durante o período de incubação. 

A coruja-orelhuda costuma ser presa de aves de rapina maiores e é ameaçada pela caça predatória, destruição do habitat, atropelamentos na estrada e por linhas de pipas que se enrolam em seu corpo, podendo causar invalidez permanente ou morte, especialmente quando revestidas de cerol.

 

Coruja-orelhuda 7Ficha do bicho:

Nome comum: coruja-orelhua, coruja-gato

Nome científico: Pseudoscops (=rhinoptynx) clamator

Primeira descrição: Bubo clamator - Vieillot - 1807 - Localidade: Cayene

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Strigiformes

Família: Strigidae

Peso: de 335 a 385 gramas

Tamanho: até 37 cm

Alimentação: roedores, répteis, gambás, morcegos, insetos grandes e anfíbios

Habitat: bosques, bordas de matas e cidades bem arborizadas de toda a América Central e do Sul, exceto as áreas florestais amazônicas

 Na Câmara: no Complexo Avançado, Residência Oficial e Setor de Obras