Cerimônia do Prêmio Destaque Gestão Sustentável aconteceu nesta quinta-feira (31)

31/10/2019 16h00

Cerimônia do Prêmio Destaque Gestão Sustentável aconteceu nesta quinta-feira (31)

Créditos: Fotografia Câmara dos Deputados

A cerimônia de premiação do Prêmio Destaque Gestão Sustentável aconteceu nesta quinta-feira (31), às 9h no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, junto a sessão não deliberativa solene em homenagem aos servidores da Casa. 

O evento contou com discursos de representantes das unidades administrativas da Casa, além da premiação para cada equipe vencedora e entrega de prêmios. Entre os representantes que participaram e tiveram falas de destaque, estão a deputada e Primeira Secretária Soraya Santos, o Diretor Geral da Câmara dos Deputados Sergio Sampaio, o Chefe do Serviço de Sustentabilidade, Luiz Vicente Braga e o Secretário de Controle Interno da Secretaria de Controle Interno (SECIN), João Luiz Marciano.  

O Diretor Geral da Câmara dos Deputados, Sergio Sampaio falou sobre a importância do evento do Prêmio Destaque Gestão Sustentável "Esse momento é especial em primeiro lugar pelo simbolismo de nós estarmos aqui hoje, uma vez que cotidianamente trabalhamos com muito afinco em diversas áreas. Todo nosso trabalho desagua aqui para que os senhores e senhoras parlamentares possam legislar políticas públicas, representar o nosso povo, trazer à tona temas que afligem nossa sociedade, de grande interesse nacional que possam exercer seu papel de fiscalização."

O diretor ainda fala da união entre os servidores da Casa, que ajuda na realização das atividades da Casa "Cada um de nós participa dessa imensa engrenagem, desse grande mecanismo que a Câmara contribui para que isso aconteça. Cada um, na sua atividade, deve saber que nós estamos juntos construindo um país, uma sociedade melhor. Nós devemos nos orgulhar desse espírito todos os dias quando acordamos, levantamos e nos encaminhamos aqui para a Câmara, porque é uma parceria entre servidores, parlamentares, agentes políticos que levam a esse bem comum."

O secretário de controle interno da SECIN, João Luiz Marciano fala sobre a importância do evento relacionando às iniciativas propostas pelos setores da Casa "Este ano a SECIN comemora 25 anos e não poderia receber um presente melhor do que esse que estamos recebendo agora. Poder trazer luz, trazer evidência, reconhecimento às iniciativas que tão bem feitas acontecem todos os dias e fazem a Câmara dos Deputados ser o que ela é - uma instituição de excelência, com o corpo técnico de nível mais alto do país. Ser servidor público é antes de tudo uma vocação, mais que uma opção financeira, de carreira. Isso trás pessoas para servir, para atender os anseios da sociedade, dos nossos pais, colegas, com isenção e objetividade, com dedicação diariamente mostrada em todas as ações que acontecem nessa Casa." 

O chefe do serviço de sustentabilidade, Luiz Vicente Braga fala sobre a importância do Ecocâmara, que está relacionado ao Prêmio Destaque Gestão Sustentável "A sustentabilidade é um tema transversal e o Ecocâmara possui o objetivo de conversar com todos. Nós conhecemos muitas pessoas que estão aqui exatamente porque o Ecocâmara trabalha com gestão de resíduos, água, energia, contratações sustentáveis e educação para a sustentabilidade. O Ecocâmara tem esse papel de disseminar o conceito de que todos somos responsáveis pela sustentabilidade." 

A Deputada Soraya Santos fala sobre a idealização do Prêmio e sobre o comprometimento dos servidores na Câmara "Assim que eu cheguei na Primeira-Secretaria, comecei a evidenciar e entender melhor a qualidade dos bastidores na Casa, porque nós somos muito servidores. Como primeira secretária, eu fiz questão de percorrer e conhecer os setores. Eu acredito que esse prêmio não tem um nível hierárquico, porque ele está muito associado a um foro íntimo. Eu e Marciano não imaginávamos que naquele momento nós tínhamos tanta iniciativa. Nós queríamos evidenciar as práticas de quem não foi obrigado por chefe nenhum, mas por quem tem compromisso com resultado e que num conjunto de pessoas no seu cotidiano resolveu espontaneamente colocar em prática."

Clique aqui para assistir o evento