Câmara mostra formas de cuidar do planeta no jardim de casa

Para comemorar a chegada das chuvas, a Câmara dos Deputados promove em outubro uma série de oficinas a fim de desenvolver a consciência ambiental a partir do quintal de casa. O objetivo da iniciativa é ensinar servidores, terceirizados, CNEs e secretários parlamentares a cuidar do meio ambiente em pequenos espaços, como jardins, hortas e viveiros.
19/10/2011 17h50

Na tarde do dia 14 de outubro, o tema da oficina foi “Os passarinhos de nossos jardins”. Os participantes confeccionaram barras de cereais para alimentar os pássaros, conheceram a relação de plantas que atraem as aves e viram pequenas “jangadas” feitas para auxiliar os pássaros a beber água nos espelhos d’água. Na ocasião também foi lançado o Projeto Aconchego, que busca sensibilizar a comunidade de servidores da Câmara para guardar e encaminhar o material utilizável em ninhos à Seção de Manutenção de Jardins (Semaj).

No encontro, que contou com dez participantes, o instrutor Pedro Carneiro, biólogo e policial legislativo, falou sobre os pássaros identificados nas áreas verdes de responsabilidade da Casa. Ao todo, 80% das espécies encontradas em Brasília frequentam os espaços naturais da Câmara. Carneiro mostrou fotos das aves e explicou as ações desenvolvidas para proteger esses animais. Ademais, os participantes Oficina pássaros 1ª 2011 2compreenderam a importância dos pássaros para a manutenção de jardins e até como indicativo da qualidade de áreas verdes.

Já na oficina do dia 21, o tema foi defensivos alternativos. Os participantes aprenderam receitas para minimizar a ação de pulgões, lagartas e besouros, entre outros. A proposta do encontro era ensinar formas de proteger o jardim sem usar agrotóxicos. Os defensivos são feitos com produtos do dia-a-dia, como sabão de coco, álcool, água, além de plantas como alho, arruda, folha de tomateiro e pimenta. Com luvas e aventais, os participantes fizeram defensivos e puderam levar para casa a proteção contra pragas. 

Na primeira semana de novembro, dia 4, o encontro foi uma nova edição do programa Viveiro Aberto. Nove visitantes participaram da atividade e ganharam mudas de aroeira e mutamba preta. Cássio Caselato,  servidor da Coordenação de Equipamentos do Departamento Técnico (Detec), fez parte da oficina. Ele destaca a disposição dos funcionários do local para explicar e dar dicas sobre plantas. Foi a primeira vez que Cássio visitou o viveiro, mas ele pretende voltar e participar de outras oficinas da Semaj.        

Yoshiko Yoshimoto, servidora do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (Defin), participou da primeira edição do Viveiro Aberto, no dia 14/10 e elogiou o trabalho da Semaj. Ela ganhou mudas de erva-cidreira, boldo e pajeú e conta que aprendeu técnicas para reutilizar materiais do dia-a-dia, como sacos vazios de café, que servem como recipientes para novas mudas. Yoshiko fala da importância da conscientização ambiental na Câmara: “é bom começar pelo ambiente de trabalho”.

De acordo com a chefe da Semaj, Rachel Osório, o objetivo das oficinas é mostrar às pessoas que é possível salvar o planeta no fundo do quintal. Os encontros são abertos a servidores, terceirizados, secretários parlamentares e CNEs. Para participar  é necessário fazer inscrição pelos e-mails: rachel.osorio@camara.gov.br, adsan.stemler@camara.gov.br ou sabrina.monteiro@camara.gov.br.  A Semaj também aceita sugestões de temas para futuras oficinas.