Árvore do Mês – Mangueira

A árvore do mês de março é a mangueira, espécie nativa do sul e sudeste asiático, que se adaptou bem ao Brasil e se tornou parte da alimentação e da cultura nacional. Sua fruta, a manga, fornece diversos nutrientes importantes para a saúde e pode ser encontrada sob a forma de mais de mil variedades. Acredita-se que esta é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.
06/04/2011 15h05

A mangueira (Mangifera indica), embora cultivada há mais de quatro mil anos em suas regiões de origem, como a Índia e Bangladesh,  demorou a conquistar novas terras. O motivo é que o único meio conhecido de propagação da espécie era sua semente, que tem vida curta. Foram os colonizadores portugueses que, durante o século XVI, introduziram aLogo Árvore do Mês espécie nas costas leste e oeste da África e, no século seguinte, no Brasil. Um pouco mais tarde, os espanhóis levaram a árvore para o México, de onde chegou até a Flórida (EUA).
Trata-se de uma espécie frondosa que pode atingir 40 metros de altura com um diâmetro de copa de aproximadamente 20 metros. Sua fruta apresenta coloração que varia entre o amarelo, o laranja e o vermelho, sendo mais rosada no lado que recebe insolação direta e mais amarelada ou esverdeada na face oposta. Seu sabor, forma e peso também variam de acordo com a variedade - algumas são do tamanho de uma bola de pingue-pongue, enquanto outras chegam a pesar dois quilos e meio. A árvore precisa de calor e de períodos secos Mangueira folhaspara produzir bons frutos.
Na Câmara dos Deputados existem 108 mangueiras, de quatro variedades: comum, coquinho, manga-rosa e espada. As árvores podem ser encontradas no Complexo Principal, Complexo Avançado, Residência Oficial e nas quadras residenciais.
Embora existam cerca de 1.100 variedades da fruta, os tipos cultivados comercialmente alcançam menor número, pois restringem-se àqueles selecionados visando à melhoria das suas qualidades, como menor quantidade de fibras e fiapos, polpa mais carnuda e predomínio das cores vermelhas e rosadas, preferidas pelos mercados importadores.
A manga é rica em carboidratos, betacaroteno, vitamina C, vitaminas do Complexo B, Mangueira frutasferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. Em média, 100 gramas da fruta fornecem 65 calorias. Ela Facilita a digestão e é indicada para a anemia, bronquite, cãibras, gengivite, stress, problemas cardíacos e acidose. Na Índia, onde a manga é fruta nacional, acredita-se que possa também estancar hemorragias, fortalecer o coração e trazer benefícios ao cérebro.