Árvore do Mês – Jerivá

A Árvore do Mês de janeiro é o jerivá, palmeira de grande porte, nativa de diversos biomas brasileiros. Muito usada no paisagismo e na recuperação de áreas degradadas, na Câmara dos Deputados esta espécie costuma chamar atenção pela algazarra que os periquitos-de-asa-amarela fazem ao disputar seus coquinhos, na época de frutificação.
08/02/2011 18h20

O jerivá (Syagrus romanzoffiana (cham.) Glassman) também é conhecido como coqueiro-jerivá, coquinho, baba-de-boi, coquinho-de-cachorro ou jeribá. É comum no cerrado e naJerivá 1 mata-atlântica. Quando adulta, chega a mais de 15 metros de altura e de 60 centímetros de diâmetro. Seus pequenos frutos amarelos são  muito apreciados por diversos animais, como papagaios, maritacas, esquilos-cachinguelê, cachorros e até humanos, especialmente a criançada do interior do país. Fornece ainda palmito, suas folhas são usadas como ração para o gado e sua madeira em construções rurais.

Devido ao alto valor ornamental e ao rápido crescimento, característica da espécie nos primeiros anos, é muito comum na Logo Árvore do Mêsarborização de ruas e de jardins, aos quais confere aspecto “tropical”, com belas folhas de quatro metros e coloração verde intensa. A árvore exige poucos cuidados e tem papel importante na recomposição de áreas degradadas, em plantios mistos e resiste bem até ao transplante, mesmo depois de adulta.

Na Câmara,  sete exemplares adultos do jerivá podem ser encontrados em frente ao Anexo III. Além destes, 25 jovens mudas passaram a integrar o Parque Bosque dos Constituintes, no dia 10 de dezembro de 2010, durante o evento “Abraçe o Bosque”, que consistiu no plantioJerivá 2, pelos servidores da Casa, de um cinturão de proteção à área originalmente plantada pelos parlamentares constituintes que elaboraram a Carta Magna de 1988.


 
Ficha da árvore

Espécie: Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman
Nomes populares: jerivá, coqueiro-jerivá, coquinho, baba-de-boi, coquinho-de-cachorro, jeribá
Reino: Plantae
Família: Arecaceae
Gênero: Syagrus
Distribuição: nativa; não endêmica; Nordeste (BA),
Centro-Oeste (GO, MS), Sudeste (MG, ES, SP, RJ),
Sul (PR, SC, RS); Cerrado, Mata Atlântica
Na Câmara: em frente ao Anexo III e no entorno do Parque Bosque dos Constituintes